Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/771
Tipo do documento: Tese
Título: SEMEN SANGUINIS CRISTIANORUM: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE IDENTIDADE CRISTÃ EM TERTULIANO.
Título(s) alternativo(s): Semem Sanguinis Cristianorum: the building design in Tertullian of Christian Identity.
Autor: Oliveira, Eduardo Soares de 
Primeiro orientador: Ferreira, Joel Antônio
Primeiro membro da banca: Silva, Valmor da
Segundo membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Carlos André Macêdo
Quarto membro da banca: Silva, Deuzair José da
Resumo: Esta tese apresenta o apologista Tertuliano de Cartago e seu projeto, que busca defender o cristianismo diante das arbitrariedades do Império Romano e sua consequente e injusta perseguição. O principal tema desta pesquisa é o martírio e tem como principal objeto os textos arrolados de Tertuliano. O presente trabalho tem como objetivo e problemática principal demonstrar a importância do martírio no cristianismo africano durante o período imperial romano e sua função na construção de um projeto identitário para o cristianismo. É nesse momento que se tem na região africana do Império as condições que favoreceram o crescimento do incipiente movimento cristão que buscava se afirmar na África romanizada. Dentre a vasta obra do autor, em que se apresenta o seu posicionamento político favorável aos cristãos, várias destas obras se destacam, são elas Apologeticum, Ad Martyras, Scorpiace, Ad Scapulam. Para tanto, esta pesquisa está estruturada em três capítulos. No primeiro capítulo, busca-se identificar como se apresenta o cristianismo na transição do segundo para o terceiro século d.C., destacando-se o domínio de Roma sobre a África. No segundo capítulo, analisa-se o martírio e suas características e perspectivas dentre as quais se identifica o papel das perseguições como fundamentais neste processo. Chamam a atenção para o sacrifício como representação identitária e a conformação da memória cristã martirial a partir da literatura cristã latina, enquanto ponto fundamental e simbólico do momento martirial. Já no terceiro capítulo, esta postura martirial cristã é vista como consolidadora do movimento cristão na África. Ao se ter em vista que os mártires se tornem exemplum de fé e compromisso para com o evangelho, percebe-se que o sacrifício cristão, a partir do martírio, se afirma enquanto projeto identitário deste cristianismo africano latino-romano.
Palavras-chave: Tertuliano
Cristianismo
África
Mártir
Identidade
Tertullian
Christianity
Africa
martyr
Identity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
Citação: OLIVEIRA, Eduardo Soares de. Semem Sanguinis Cristianorum: the building design in Tertullian of Christian Identity.. 2014. 142 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/771
Data de defesa: 4-Dez-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO SOARES DE OLIVEIRA.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.