Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosângela Siqueira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492041024652477por
dc.contributor.advisor1Lemos, Carolina Teles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8034392675044483por
dc.contributor.referee1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee2Moreira, Alberto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5558732005019202por
dc.contributor.referee3Castro, Raimundo Márcio Mota de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168por
dc.contributor.referee4Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648726976057922por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:46:34Z-
dc.date.available2015-10-21-
dc.date.issued2015-08-03-
dc.identifier.citationSILVA, Rosângela Siqueira da. The relationship of religious teaching and the secularity of the State.. 2015. 188 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/777-
dc.description.resumoA presente tese tem por objetivo analisar o papel da laicidade do Estado brasileiro, enfocando a oferta do Ensino Religioso nos sistemas públicos educacionais. Apresenta as sucessivas mudanças que acompanham esse componente curricular. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica a partir de documentos contemporâneos: leis e pareceres normativos da Educação Nacional. Na pesquisa bibliográfica foram consultadas publicações científicas relativas ao assunto, elaboradas entre 1996 e 2013. O resultado da análise documental sobre a relação entre Estado laico e o Ensino Religioso nos últimos anos indica que nas esferas regionais os sistemas públicos de ensino buscam afastar toda forma de confessionalismo e proselitismo religioso que prioriza uma ou outra matriz religiosa. Com isso, ocorre a introdução de um modelo de Ensino Religioso com enfoque antropológico, que envolve as diferentes matrizes religiosas da cultura brasileira. As análises documentais das publicações científicas permitiram confirmar a necessidade do Ensino Religioso na formação básica dos educandos, visto que esse componente tem como eixo norteador a diversidade cultural religiosa presente no contexto sócio-histórico-brasileiro. Nessa abordagem de ensino tem-se como foco o fenômeno religioso como tal, não apenas uma matriz religiosa da cultura brasileira. Essa pesquisa sinaliza mudanças quanto à imparcialidade religiosa nos espaços públicos e o compromisso com a laicidade na educação.por
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the secular nature of the Brazilian state, focusing on the provision of Religious Education in the public school system. Presents the successive changes that accompany this curriculum component. For this, there was a literature documentary and bibliographical research from contemporary documents: laws and normative opinions of Education. On bibliographical research were consulted scientific publications concerning the subject, drawn up between 1970 and 2013.The result of the document analysis on the relationship between secular state and the religious education in recent years indicate that the regional spheres public education systems seek to do away all forms of sectarianism and religious proselytism that prioritizes either religious matrix. With this, there is the introduction of a model of religious education with anthropological approach, which involves the different religious arrays of Brazilian culture. The document analysis of scientific publications support the need of religious education in the basic training of the students, since this presents the religious diversity of the socio-cultural-historical Brazilian context. In this educational approach has focused on the religious phenomenon not only a religious matrix of Brazilian culture. This research indicates changes as to the neutrality and religious impartiality in public spaces and the commitment to secularism in education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:46:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSANGELA SIQUEIRA DA SILVA.pdf: 2099211 bytes, checksum: cd4c20161f0d4503fd23c1421e50bd26 (MD5) Previous issue date: 2015-08-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3611/ROSANGELA%20SIQUEIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectLaicidade do Estadopor
dc.subjectFenômeno Religiosopor
dc.subjectReligious Educationeng
dc.subjectState secularismeng
dc.subjectReligious Phenomenoneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA Relação do Ensino Religioso e a Laicidade do Estado.por
dc.title.alternativeThe relationship of religious teaching and the secularity of the State.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANGELA SIQUEIRA DA SILVA.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.