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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO, PROFISSÃO PERIGO: BURNOUT, DEPRESSÃO E O TRATAMENTO ESPIRITUAL NO ESPIRITISMO
Título(s) alternativo(s): Education, danger profession: burnout, depression and spiritual treatment in spiritism.
Autor: Santos, Genivalda Araujo Cravo dos 
Primeiro orientador: Pinto, Raimundo Nonato Leite
Resumo: Pelo olhar das entrevistadas, dos pesquisadores e do espiritismo, buscaremos apresentar subsídios sobre a relação entre educação, saúde e religião. A nossa metodologia científica foi desenvolvida com base em um olhar holístico, qualitativo e fenomenológico e constatamos, na investigação, que a educação é uma profissão perigo. A saúde das trabalhadoras em educação entrevistadas não anda nada bem, um retrato que será evidenciado no primeiro capítulo, no qual demonstraremos quais as alternativas buscadas pelas entrevistadas quando em anomia por causa da síndrome de burnout e da depressão. Verificaremos que uma das alternativas buscada é a religião, em especial por intermédio do tratamento espiritual espírita. No segundo capítulo, analisaremos e compreenderemos o papel da religião na busca de saúde, de nomia e de vida simbólica, e, no terceiro, será analisado um pouco da história e da teodicéia do espiritismo e do tratamento espiritual daquela religião. Na conclusão, demonstraremos a corroboração da nossa hipótese, esclarecendo que a religião, na busca das pessoas pela saúde, desempenha o papel de proporcionar conforto, respostas aos porquês das doenças e o restabelecimento da vida simbólica e da nomia; e que as trabalhadoras em educação buscam, no espiritismo, o tratamento espiritual da síndrome de burnout e da depressão pela crença no restabelecimento da vida simbólica e da nomia por meio da teodicéia explicativa oferecida por esta expressão religiosa.
Abstract: We are here looking forward to present, through the views of interviewed professionals, researchers and spiritism - a relation between education, health and religion. Our scientific methodology was developed based upon a holistic, qualitative and phenomenological view and we came to the conclusion, while investigation, that education is a danger profession. The health of education workers interviewed is not well, a picture that will be evidenced in the first chapter, in which we will show the alternatives sought for by the interviewees when on state of anomy because of burnout syndrome and depression. It s verified here that one of the alternatives sought for is religion, the spiritual treatment is especially looked for in spiritism. In the second chapter, we will analyze and comprehend the role of religion in the search for health, nomia and symbolic life and, in the third chapter the history of spiritism theodicy and spiritual treatment in that religion. Concluding, we will demonstrate the corroboration of our hypothesis, showing that religion carries out the role of comforting and giving answers to the reasons for ailments and re-establishment of symbolic life and nomia of people in the search for health; and that workers in education look for in spiritism the spiritual treatment of burnout syndrome and depression, in the belief of re-establishment of symbolic life and nomia, by means of explaining theodicy offered by this religious expression.
Palavras-chave: educação
Burnout
depressão
tratamento espiritual
espiritismo
Education
Burnout
spiritism
depression
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: SANTOS, Genivalda Araujo Cravo dos. Education, danger profession: burnout, depression and spiritual treatment in spiritism.. 2004. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/814
Data de defesa: 9-Dec-2004
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Religião

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