Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/820
Tipo do documento: Dissertação
Título: Em nome dos santos reis: uma história de protagonismo e mediações em Santo Antônio de Goiás
Título(s) alternativo(s): In the name of the Holy Kings: a history of protagonism and mediactions in Santo Antônio de Goiás.
Autor: Pereira, Ivone Aparecida 
Primeiro orientador: Cezne, Irene Dias de Oliveira
Primeiro membro da banca: Pessoa, Jadir de Morais
Segundo membro da banca: Pinto, Raimundo Nonato Leite
Resumo: O presente estudo busca compreender as relações tecidas no interior dos grupos sociais, tendo como pano de fundo a Folia de Reis. Tomamos como caso específico um grupo de foliões da cidade de Santo Antônio de Goiás que se organizou e que caminha sem a presença e sem a tutela do clero. A hipótese levantada foi a de que a Folia de Reis pode ser considerada como um espaço para a inclusão social e a legitimação dos papéis representados por seus foliões. Isso se dá porque a Folia de Reis consegue reunir o povo como sujeito histórico que é capaz de interpretar, criar e recriar a sua própria cultura. Num tempo de erudição, de linguagem sofisticada que divide, que separa e exclui a Folia de Reis apresenta-se como uma possibilidade de participação efetiva no campo religioso. Mas, não é uma participação qualquer. O ritual da Folia de Reis é capaz de transformar pessoas comuns em personagens centrais de uma das mais importantes histórias ocorridas no âmbito do cristianismo.
Abstract: This study aims to understand the relationship established in the social groups considering Folia de Reis as a scenery, and consider an specific case of a group of people in the city of Santo Antônio de Goiás that organize themselves and walk without the presence and protection of the clergy. Folia de Reis can be considered a space to social inclusion and genuine representation of the participants called foliões . It happens because Folia de Reis can join the people and show them as historical subjects who are able to play, create and recreate their own culture. Nowadays, the erudition and the sophisticated language divide and exclude people and Folia de Reis shows itself as a possibility of a real participation in the religious life. But it is not a simple participation because Folia de Reis ritual is able to turn common people into important characters of one of the most important fact in the Christianism.
Palavras-chave: Religiosidade Popular
Inclusão Social
Legitimação
Popular Religiosity
Social Inclusion
Legitimating
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Filosofia e Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Citação: PEREIRA, Ivone Aparecida. Em nome dos santos reis: uma história de protagonismo e mediações em Santo Antônio de Goiás. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Departamento de Filosofia e Teologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/820
Data de defesa: 25-Fev-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivone Aparecida Pereira.pdf4,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.