Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/831
Tipo do documento: Dissertação
Título: RELIGIÃO E GÊNERO: O IMAGINÁRIO SOBRE O LUGAR DA MULHER NA IGREJA NEOPENTECOSTAL.
Autor: Aragão Filho, Iran Lima 
Primeiro orientador: Cezne, Irene Dias de Oliveira
Primeiro membro da banca: Pinto, Raimundo Nonato Leite
Segundo membro da banca: Maia, Juarez Ferraz de
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o imaginário sobre o lugar da mulher na igreja neopentecostal. Para tanto, partiu-se do levantamento teórico de autores (as) que trabalham com questões de gênero. Vários autores têm assinalado o surgimento de um fenômeno social: a participação da mulher em cargos de liderança nas esferas públicas, contribuindo para uma nova identidade feminina. Esse fenômeno tem se caracterizado por um processo de transformação do papel da mulher na sociedade, exigindo, assim, uma nova redefinição da feminilidade. Considerou-se que esse processo de transformação encontra resistência vinculada a dois fatores: as ideias patriarcais, profundamente enraizadas na cultura, que dificultam a nova construção do imaginário feminino; o gênero e a sua inserção social dos sujeitos como elementos que intervêm nessa transformação. Para verificação dessas hipóteses, realizou-se um estudo baseado em pesquisa bibliográfica e eletrônica (internet), buscando comparar as diferenças entre a igreja que adota e a que não adota a inclusão da mulher no espaço religioso, e também explicitar a ancoragem dessas representações. Os resultados indicaram a existência de um campo comum em que surge uma representação social estruturada em torno da ideia do homem no poder. Indicaram, ainda, a existência de diferenças entre os gêneros. As mulheres não se apropriam de um discurso próprio, porém, não se considera que seja impossível uma mudança. Os homens, na sua socialização imagética, estão ancorados em discursos machistas, tentando diminuir as contradições existentes na inserção da mulher na liderança religiosa ao lado de seu marido. Confirmou-se, então, que há uma aceitação da mulher como líder no espaço da igreja neopentecostal, porém com algumas ressalvas; que as mulheres continuam a avocar-se o direito natural de mãe, cuidadora nos espaços da igreja; e que o imaginário da mulher na liderança carrega as concepções tradicionais cristãs.
Palavras-chave: patriarcalismo
neopentecostalismo
gênero
patriarchy
neo-Pentecostalism
gender
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: ARAGÃO FILHO, Iran Lima. RELIGIÃO E GÊNERO: O IMAGINÁRIO SOBRE O LUGAR DA MULHER NA IGREJA NEOPENTECOSTAL.. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/831
Data de defesa: 15-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRAN LIMA ARAGAO FILHO.pdf820,91 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.