Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/860
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CAPELÃO MILITAR: INTERLOCUTOR ENTRE A RELIGIÃO E A GUERRA.
Título(s) alternativo(s): The Military Chaplain: Interlocutor Between Religion and War.
Autor: Mello, Walter Pereira de 
Primeiro orientador: Silva, Valmor da
Primeiro membro da banca: Reimer, Haroldo
Segundo membro da banca: Rosa, Josimar Santos
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a importância do Capelão Militar como interlocutor entre a religião e a guerra, a partir do texto fundante das leis da guerra registrado no livro bíblico de Deuteronômio 20,1-4. No decorrer da pesquisa procurase responder o porquê da guerra depender permanentemente da legitimação religiosa a tal ponto de necessitar da presença e atuação de um sacerdote na função de capelão militar. Por meio de uma análise qualitativa baseada na história, nas definições e conceitos, nas causas e consequências da guerra, busca-se comprovar a hipótese de que o anseio pelo sagrado é inerente a todos os povos e o reconhecimento pela sua dependência absoluta do sagrado é intrínseco a todo ser humano e, que a presença do sacerdote como capelão militar faz-se determinante como interlocutor, sobretudo no ambiente hostil de combate, entre o crente e o sagrado e vice-versa. A partir da análise da história das guerras nas páginas da Bíblia Sagrada e do posicionamento do cristão diante da guerra, averigua-se a relação entre a religião e a guerra. Finalmente, fundamentada na historiografia da assistência religiosa aos militares desde o descobrimento do Brasil até os dias contemporâneos, procura-se compreender o processo de transição da função do sacerdote de ontem ao capelão militar atual e a importância da atuação desses representantes do sagrado junto aos combatentes de guerra.
Palavras-chave: religião
guerra
sacerdote
capelão militar
religion
war
priest
military chaplain
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: MELLO, Walter Pereira de. The Military Chaplain: Interlocutor Between Religion and War.. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/860
Data de defesa: 30-Jun-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALTER PEREIRA DE MELLO.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.