Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sebastião Fernando da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097010552262511por
dc.contributor.advisor1Cezne, Irene Dias de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2por
dc.contributor.referee1Ecco, Clóvis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712por
dc.contributor.referee2Silva, Nelson Fernando Inocencio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503833802993621por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:48:42Z-
dc.date.available2015-12-04-
dc.date.issued2015-09-21-
dc.identifier.citationSILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/897-
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade.por
dc.description.abstractThis theoretical and bibliographical research aims to describe the Cult of Òrúnmìlà- Ifa, which originated from West Africa, especially from Nigeria, Benin and surrounding countries, also being practiced in Brazil. Therefore, we sought to understand the yoruba culture, a little of its history and characteristics. For understanding the Òrúnmìlà-Ifa philosophy is critical to apply the interpretive analysis of the Yoruba´s worldview. The worldview of this people is based on a hierarchically structured system from a Supreme Being, called Olodumare, arch-deities, ancestors, natural phenomena and Orisa. It´s holy city, Ilé-Ife, is considered by the Yoruba as the origin of mankind. The Yorubas perform various ceremonies and rites of passage to iniciate people in Òrúnmìlà-Ifa, one arch-divinity, a spirit, an adviser of Olodumare, with transit between heaven and earth, responsible for organizing and ordering the world´s pathaways of the good and peace, creating then a cult with his name. It is noteworthy the ancestry cult, being the ancestor a person or entity revered for his-hers virtues and ethical and moral teachings. The Yoruba respect and obey the elders, whose values are orally passed from generation to generation, forming an model of principles meant to shape the formation of good character (Ìwàpèlè), peace, peaceful coexistence and respect for others, animals and nature. With the Africans diaspora, the Cult of Òrúnmìlà-Ifa (and others) had been spread to several countries, including Brazil. The Cult of Òrúnmìlà-Ifa has its own philosophy that leads people to form self-awareness and driving the social and religious life of the community.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:48:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SEBASTIAO FERNANDO DA SILVA.pdf: 1277846 bytes, checksum: 42c08c3da2c4490dbfd9d195149122eb (MD5) Previous issue date: 2015-09-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3806/SEBASTIAO%20FERNANDO%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectYorùbápor
dc.subjectFilosofia de Òrúnmìlà-ifápor
dc.subjectancestralidadepor
dc.subjectbom caráterpor
dc.subjectReligioneng
dc.subjectYorubaeng
dc.subjectÒrúnmìlà-Ifa philosophyeng
dc.subjectancestryeng
dc.subjectgood charactereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIAO FERNANDO DA SILVA.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.