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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/898
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | CIDADE ECLÉTICA: MESSIANISMO, CARISMA E ROTINIZAÇÃO |
Título(s) alternativo(s): | Ecletic City: Messianism, Charism and Routinization. |
Autor: | Cipriano, Juraci da Rocha |
Primeiro orientador: | Araújo, Sérgio de |
Resumo: | A Cidade Eclética, distante 10 (dez) quilômetros do município de Santo Antônio do Descoberto (GO), foi construída por um grupo de pessoas que tinha vindo do Rio de Janeiro, em 1956, para viver uma forma de religião que pregava o fim do mundo. Um líder, Yokaanam, que acreditava ser reencarnação de João Batista e tinha guias espirituais que o ajudavam na condução do grupo, tinha suscitado muitas polêmicas no Rio de Janeiro; mais tranqüilo em sua nova sede, recebia moradores tanto de Brasília como das cidades vizinhas, para curas corporais e espirituais. Este movimento tinha sido objeto de estudo de duas teses de doutoramento e uma dissertação de mestrado, e foi considerado pelos autores como sendo um movimento messiâmico enquanto o líder vivia. Em 1985, com a morte do líder, o movimento de Yokaanam parecia ter perdido seu encanto original atraindo menos adeptos. Este é o objeto de estudo desta dissertação. Sua finalidade principal é verificar se o movimento de Yokaanam poderia continuar sendo classificado como messiânico depois da morte do líder. A dissertação procurou dar uma visão histórica do grupo, depois resumiu as principais idéias das duas teses e da dissertação que o estudaram; por fim, a partir do conceito de carisma e rotinização de Weber, construiu seu argumento para responder sua hipótese. A coleta de dados desta dissertação foi feita a partir das duas teses e da dissertação, do jornal da cidade, O Nosso publicado mensalmente e de pesquisa de campo, observação sistemática, entrevistas semi-estruturadas. No final do estudo este trabalho provou que dentro dos parâmetros estabelecidos pela teoria weberiana, o movimento de Yokaanam, não poderia ser classificado hoje como messiânico, porque faltam nele alguns elementos fundamentais destes movimentos, como a presença de um líder tido como messias, a espera do milênio; contudo como o carisma do fundador poderia estar latente na vida do grupo e na esperança de alguns adeptos, nada impediria que em um momento de crise ou conflito maior, entre o grupo em estudo e a sociedade geral, esta liderança surgisse novamente, de sua latência, em um adepto ou uma outra pessoa reconhecida pelo grupo, como reencarnação de Yokaanam. |
Abstract: | The Ecletic City is about 10 kilometers from Santo Antônio do Descoberto s city, state of Goiás, it was builded by a group of people coming from Rio de Janeiro, in 1956, who wanted to join a kind of religion that preachs the end of the world. A leader, Yokaanam, that believed to be the reincarnation of John the Baptist, had spiritual guides that helped him to guide the group, he caused polemic in Rio de Janeiro, and after this, peaceful, he received people from Brasilia and neighbourhood to mental and corporal cures. This moviment had been two thesis of doctor degree and one dissertation of mastership s main purpose and was considered by those researches a messianic moviment, but just while the leader was alive. In 1985, with his death, the moviment lost the enchantment, attracting less people than olden days. That s the main purpose of this dissertation. The main purpose is verify if the moviment may be considered messianic after Yokaanam s death. The dissertation try to expose a historic vision of the group and after this it resumes the main thesis and dissertation s ideas, and finally following Weber s concepts about Carism and Routinization, it constructs arguments to answer his own hypothesis. The data colect for the dissertation was done based on the two thesis and the dissertation, on the city journal Our, mountly published, and on local research, sistematic observation, interviews and short questionaries applied. In the end, the dissertation proves, based on the Weber s theory parameters, that the Yokaanam s moviment, today, doesn t seems to be messianic, because some basic characteristics of this moviment, like the founder carism, may be pondered like something that should be latent, his dinamism should be activated if the formal administration elect a new leader who was recognized by all the followers as Yokaanam s reincarnation, and this possibility isn t null, because there s an element of the group that is the kardecist creed of the reincarnation. |
Palavras-chave: | Messias Messianismo Carisma Rotinização Messias Messianism Carism Routinization |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Ciências da Religião |
Citação: | CIPRIANO, Juraci da Rocha. Ecletic City: Messianism, Charism and Routinization.. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/898 |
Data de defesa: | 25-Ago-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências da Religião |
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