???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/901
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias religiosas da infância e práticas educativas: o caso dos egressos do Educandário Nossa Senhora do Rosário.
Título(s) alternativo(s): Childhood s Religious Memories and Educational Practices: the case of the egresses from Educandário Nossa Senhora do Rosário.
Autor: Pinheiro, Silvana Custódio 
Primeiro orientador: Lemos, Carolina Teles
Primeiro membro da banca: Silva, Valmor da
Segundo membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Resumo: Este estudo possui como tema o papel de uma escola confessional (O Educandário Nossa Senhora do Rosário) sob a perspectiva de alunos egressos. O problema de pesquisa foi entender quais aspectos da oferta religiosa feita através da instituição de ensino são percebidos na relação com a família e a comunidade pelos alunos egressos do ano de 1990. A escolha desse objeto de pesquisa se deu a partir da curiosidade em relação a uma escola confessional que traz em sua prática pedagógica princípios religiosos que, no período analisado, subsidiava as ações pedagógicas da escola. O objetivo geral foi analisar a partir da memória dos alunos egressos do Educandário Nossa Senhora do Rosário, ano 1990, as aproximações e os distanciamentos entre os objetivos propostos pelos conteúdos religiosos sobre família e comunidade conforme o programa da escola e a realidade cotidiana dos sujeitos, conforme percebida por eles. Os objetivos específicos foram: descrever a concepção de escola confessional por parte dos alunos egressos do Educandário Nossa Senhora do Rosário; identificar quais os objetivos e conteúdos religiosos em relação à família e comunidade são desenvolvidos na instituição de ensino; identificar, do ponto de vista dos alunos egressos, o diferencial na formação educacional religiosa quando na inserção do educando nas demais dimensões da sociedade. Para realizar esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo em vista a pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas a observação, entrevistas semiestruturadas, análise documental e aplicação de questionários. Os teóricos que fundamentaram este estudo foram: Durkheim (1996); Brandão; Bosi (1994); Bourdieu (1998); Carvalho (1995); Laraia (2001); Martins (1989); entre outros. Foi apresentada a trajetória da pedagogia da alternância desde o surgimento na França à implantação de escolas fundamentadas nesta proposta no Brasil e, mais especificamente, no Estado de Goiás. O estudo revela que, para os alunos egressos, as ações pedagógicas da escola contribuíram para a formação deles na vida e adulta, bem como para a manutenção e construção de valores familiares.
Abstract: This study has as theme the role of one denominational school (Educandário Nossa Senhora do Rosário), under the egressed student´s perspectives. The problem of this reaserch was to understand in which aspects of religious´s offer done through the teaching instituition are perceived in the family relationship and with the community by the egressed students in the year of 1990. The choice of that reaserch object was given from the curiosity in relation to one denomination school that brings in its teaching practice religious rules, that, in the analized period, subsidized such as teaching actions of the school. The aiming was to analize from religious´s memories of the egressed students from Educandário Nossa Senhora do Rosário, year 1990, the aproachings and the detachments among the objectives suggested by the religious subject about family and community accordingly to the school´s schedule and the routine reality of the subjects how is perceived by them. The specific aims were: to describe the conception of denominational school by the egressed student´s part from Educandário Nossa Senhora do Rosário; to identify which of the objectives and religious subjects in relation to the family and community are developed in the teaching institution; to identify the point of view of the egressed students, the differential knowledge in religious education when in the insertion of the learner in other dimensions of society. In order to fulfil this reaserch was taken the qualitative aproach, having as a view a bibliographic survey allied area survey. As tool of data collecting, was taken some observation, semistructured interviews, documentary analizes and applied questionaries. The theorist who found this study were: Durkheim (1996); Brandão; Bosi (1994); Bourdieu (1998); Carvalho (1995); Laraia (2001); Martins (1989); and others.It was presented the track of teaching´s alternation since the beggining in France until the insertion in schools based in this purpose in Brazil, more specifically, in Goiás state. The study shows that, to the egressed students, the teaching actions of the school added to their formation in the fully developed life, such as to the maintenance and building of family worths.
Palavras-chave: Escola confessional
religião
família
memória
Confessional school
religion
family
memory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: PINHEIRO, Silvana Custódio. Childhood s Religious Memories and Educational Practices: the case of the egresses from Educandário Nossa Senhora do Rosário.. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/901
Data de defesa: 10-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANA CUSTODIO PINHEIRO.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.