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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/909
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transdisciplinaridade: a Dádiva na Construção de Comunidades de Aprendizagem Organizacionais
Título(s) alternativo(s): Transdisciplinary: Giving on Building Learning Organizational Communities
Autor: Morais, Marisa Figueira 
Primeiro orientador: Ribeiro, Zilda Fernandes
Primeiro membro da banca: Cezne, Irene Dias de Oliveira
Segundo membro da banca: Penna, Lucy Coelho
Resumo: Vivemos a era do conhecimento. O diferencial para as empresas não é mais o capital, mas sim a sua capacidade de aprender mais rápido. Nesse ambiente, os departamentos de Recursos Humanos precisam evoluir rapidamente e sair do modelo antigo de Treinamento & Desenvolvimento para um modelo de aprendizagem mais amplo e contínuo, ou seja, toda a organização deve estar orientada para o aprendizado. Esse novo modelo de empresa envolve o coração e a mente dos empregados em uma mudança contínua, harmoniosa e produtiva, projetada para atingir os resultados desejados pela organização. O trabalho é composto por um conjunto de teorias e visa oferecer um modelo para se construir comunidades de aprendizagem organizacionais. Apresenta um programa denominado PACE Programa de Aprendizagem Contínua para a Excelência , que tem como base a metodologia de Senge (1997). Para compreender o ser humano e seus relacionamentos exige-se que os indivíduos tenham um conhecimento amplo do funcionamento das relações sociais. Assim são estudados os conceitos básicos de transdisciplinaridade e uma visão da religião nesses tempos modernos. Dentro da transdisciplinaridade é proposto o conhecimento da dádiva como um sistema poderoso na criação dos laços sociais. Os referenciais teóricos apresentados são de autores europeus que se dizem identificados com o M.A.U.S.S. Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais , escola filiada à tradição teórica de Marcel Mauss (1924) Ensaios sobre a Dádiva. Sustentado na amostragem de situações observadas no desenvolvimento do PACE, evidencia como a religião tradicional tem baixa influência no comportamento das pessoas, dentro das organizações, e propõe o resgate da dádiva como contribuição para relações sociais mais humanizadas.
Abstract: We live in the age of knowledge! The differential for companies is no longer capital but its ability to learn faster. In such an environment the Human Resource Departments needs to envolve rapidly, leaving behind the ancient mode of Training and Development, moving to a model where the whole organization must be oriented towards learning. This new model should involve the heart and mind of the employies in a continuous change through harmony and production, projected to achieve results as set by forth the company. The work is compiled of theories and reports of experiences which tend to offer a model to build learning organizations. PACE (Program of Continual Learning for Exellence), a project developed by me, is presented, based on Senge (1997). To understand humans and their relationships it is required that the individual have a large knowledge of social interrelations, by this manner the basic transdisciplinary concepts and a view of religion of modern times are studied. The transdisciplinary model offers "knowledge of giving" as a powerful system in creating social alliances. The theoric referential presented is from European writers known for their identification with M.A.U.S (Anti-Utilitarian Movement in Social Sciences) a school affiliated with Marcel Mauss's theoric tradition (1924) Rehearsals on Giving. Throughout the situations experienced in the development of PACE, it is noticeable how traditional religion has little influence in the behavior of people inside of organizations, and it proposes the rescue of giving as contribution for more harmonic social relations.
Palavras-chave: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
COMUNIDADE
RECURSOS HUMANOS
RELIGIÃO
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
TRANSDISCIPLINARIDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: MORAIS, Marisa Figueira. Transdisciplinary: Giving on Building Learning Organizational Communities. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/909
Data de defesa: 31-Dec-2004
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Religião

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