Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Marisa Figueira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130058T5por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Zilda Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766377A6por
dc.contributor.referee1Cezne, Irene Dias de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2por
dc.contributor.referee2Penna, Lucy Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789723J7por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:48:46Z-
dc.date.available2006-11-16-
dc.date.issued2004-12-31-
dc.identifier.citationMORAIS, Marisa Figueira. Transdisciplinary: Giving on Building Learning Organizational Communities. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/909-
dc.description.resumoVivemos a era do conhecimento. O diferencial para as empresas não é mais o capital, mas sim a sua capacidade de aprender mais rápido. Nesse ambiente, os departamentos de Recursos Humanos precisam evoluir rapidamente e sair do modelo antigo de Treinamento & Desenvolvimento para um modelo de aprendizagem mais amplo e contínuo, ou seja, toda a organização deve estar orientada para o aprendizado. Esse novo modelo de empresa envolve o coração e a mente dos empregados em uma mudança contínua, harmoniosa e produtiva, projetada para atingir os resultados desejados pela organização. O trabalho é composto por um conjunto de teorias e visa oferecer um modelo para se construir comunidades de aprendizagem organizacionais. Apresenta um programa denominado PACE Programa de Aprendizagem Contínua para a Excelência , que tem como base a metodologia de Senge (1997). Para compreender o ser humano e seus relacionamentos exige-se que os indivíduos tenham um conhecimento amplo do funcionamento das relações sociais. Assim são estudados os conceitos básicos de transdisciplinaridade e uma visão da religião nesses tempos modernos. Dentro da transdisciplinaridade é proposto o conhecimento da dádiva como um sistema poderoso na criação dos laços sociais. Os referenciais teóricos apresentados são de autores europeus que se dizem identificados com o M.A.U.S.S. Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais , escola filiada à tradição teórica de Marcel Mauss (1924) Ensaios sobre a Dádiva. Sustentado na amostragem de situações observadas no desenvolvimento do PACE, evidencia como a religião tradicional tem baixa influência no comportamento das pessoas, dentro das organizações, e propõe o resgate da dádiva como contribuição para relações sociais mais humanizadas.por
dc.description.abstractWe live in the age of knowledge! The differential for companies is no longer capital but its ability to learn faster. In such an environment the Human Resource Departments needs to envolve rapidly, leaving behind the ancient mode of Training and Development, moving to a model where the whole organization must be oriented towards learning. This new model should involve the heart and mind of the employies in a continuous change through harmony and production, projected to achieve results as set by forth the company. The work is compiled of theories and reports of experiences which tend to offer a model to build learning organizations. PACE (Program of Continual Learning for Exellence), a project developed by me, is presented, based on Senge (1997). To understand humans and their relationships it is required that the individual have a large knowledge of social interrelations, by this manner the basic transdisciplinary concepts and a view of religion of modern times are studied. The transdisciplinary model offers "knowledge of giving" as a powerful system in creating social alliances. The theoric referential presented is from European writers known for their identification with M.A.U.S (Anti-Utilitarian Movement in Social Sciences) a school affiliated with Marcel Mauss's theoric tradition (1924) Rehearsals on Giving. Throughout the situations experienced in the development of PACE, it is noticeable how traditional religion has little influence in the behavior of people inside of organizations, and it proposes the rescue of giving as contribution for more harmonic social relations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marisa Figueira de Morais.pdf: 483673 bytes, checksum: 871f448ab9c6336bcd51575be8f11dff (MD5) Previous issue date: 2004-12-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3918/Marisa%20Figueira%20de%20Morais.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpor
dc.subjectCOMUNIDADEpor
dc.subjectRECURSOS HUMANOSpor
dc.subjectRELIGIÃOpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleTransdisciplinaridade: a Dádiva na Construção de Comunidades de Aprendizagem Organizacionaispor
dc.title.alternativeTransdisciplinary: Giving on Building Learning Organizational Communitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marisa Figueira de Morais.pdf472,34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.