Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar Neto, Antônio Severino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9197285795539661por
dc.contributor.advisor1Garcia, Gilberto Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848644946192985por
dc.contributor.referee1Ecco, Clóvis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712por
dc.contributor.referee2Reis, Helena Esser dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1045681574037243por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:48:48Z-
dc.date.available2016-06-24-
dc.date.issued2016-03-11-
dc.identifier.citationAGUIAR NETO, Antônio Severino de. O SENTIDO DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA NA CONCEPÇÃO DE ESTADO MODERNO SEGUNDO JOHN LOCKE.. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/914-
dc.description.resumoA liberdade religiosa foi um dos temas mais debatidos no século XVII, na Inglaterra. Essa questão estava intimamente relacionada com o problema da extensão da jurisdição civil ou, ainda, da relação entre o poder civil e o poder eclesiástico. O filósofo de Wrington, John Locke, participou ativamente das discussões da época. Ele dedicou vários escritos ao tema, entre eles a Carta sobre Tolerância (1689). Nossa pesquisa sugere que a tolerância lockeana é delineada, antes de tudo, por questões de natureza política e não exclusivamente religiosa, como é defendida por muitos. A questão da tolerância diz respeito a defesa e a preservação dos direitos naturais dos homens, designado por Locke, em seu Segundo Tratado sobre o Governo, como o direito à propriedade. Por esse motivo, em um primeiro momento, nos detemos em dissertar sobre o Estado civil, visto que este se constituirá como o quadro referencial para nossas considerações acerca da Tolerância. Em seguida, procuramos discorrer sobre o entrelaçamento desmedido, apresentado por Locke em sua Carta, entre a esfera religiosa e a política, que resultavam no usufruto pleno desses direitos a uns e a privação ou a negação destes, a outros. E, por último, demonstramos que a tolerância não é algo que se deva conceder irrestritamente, pois, qualquer pessoa ou grupo que atentem contra usufruto igual e livre dos direitos naturais devem ser excluídos da tolerância.por
dc.description.abstractReligious freedom was one of the most debated topics in the seventeenth century in England. This issue was closely related to the extent of the problem of civil jurisdiction or even the relationship between the civil power and ecclesiastical power. The philosopher of Wrington, John Locke, actively participated in the discussions of the time. He devoted several writings to the subject, including the Charter on Tolerance (1689). Our research suggests that the Lockean tolerance is outlined above all, by political issues and not exclusively religious, as is advocated by many. The issue of tolerance with regard to defense and the preservation of the natural rights of men, called Locke in his Second Treatise on Government, such as the right to property. For this reason, at first, we stop to speak about the civil state, as this will constitute the reference framework for our considerations about tolerance. Then we try to talk about the excessive entanglement, presented by Locke in his Letter, between the religious sphere and politics, which resulted in the full enjoyment of these rights to some and deprivation or denial of these to others. And lastly, we demonstrate that tolerance is not something to be unrestricted grant, for any person or group acting against equal enjoyment and free of natural rights should be excluded from tolerance.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:48:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTONIO SEVERINO DE AGUIAR NETO.pdf: 1179897 bytes, checksum: db638f53ee8efc6bbda61bd65283e2d7 (MD5) Previous issue date: 2016-03-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3926/ANTONIO%20SEVERINO%20DE%20AGUIAR%20NETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLockepor
dc.subjectTolerância Religiosapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectIgreja e Estadopor
dc.subjectLockeeng
dc.subjectReligious Toleranceeng
dc.subjectPolicyeng
dc.subjectChurch and Stateeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO SENTIDO DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA NA CONCEPÇÃO DE ESTADO MODERNO SEGUNDO JOHN LOCKE.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO SEVERINO DE AGUIAR NETO.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.