Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/930
Tipo do documento: Dissertação
Título: ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA: UM DESAFIO PASTORAL
Título(s) alternativo(s): CUNHA, Lucília Alves. Handicapped Adolescents: A Pastoral Challenge. The Catholic University of Goiás. Goiânia, 2004.
Autor: Cunha, Lucília Alves 
Primeiro orientador: Ribeiro, Zilda Fernandes
Primeiro membro da banca: Araújo, Sérgio de
Segundo membro da banca: Almeida, Dulce Barros de
Resumo: Esta dissertação tem como foco a inclusão de adolescentes, que apresentam algum tipo de deficiência, nos encontros catequéticos e conseqüentemente, como se dá sua comunhão e participação na vida da comunidade. Estabelece ainda, um paralelo com os princípios da Educação para Todos no vértice da Educação Inclusiva e o paradigma da pedagogia de Jesus. Apresenta uma breve referência sobre o potencial das questões de corporeidade no processo das construções e representações da imagem de Deus no coração de jovens cujo corpo é desviante frente aos padrões estabelecidos como normalidade corpórea. Também o conceito de resiliência é tratado no sentido de alertar aqueles que lidam com jovens com deficiência para a possibilidade desse construto ser fortalecido no enfrentamento dos embates e desafios inerentes à cotidianidade desses jovens adolescentes, contribuindo na superação de estigmas e preconceitos, também aqui referendados sem a pretensão de uma exaustiva exposição.
Abstract: This thesis seeks the inclusion of teenagers in Catholic cathecism meetings who present some type of disability and, consequently, the manner which their participation and communion occur in the life of the community. It also establishes a parallel to the principles of Education for Everyone in light of Inclusive Education and the paradigm of Jesus´ pedagogy. A brief allusion is given in regard to questions pertaining to corporality as relating to constructs and representations of the image of God felt in the hearts of young people and teenagers whose bodies differ from the norm established as a standard in reference to corporal normality . The concept of resilience is treated so as to alert those who deal with handicapped teenagers in order to fortify them in handling the confrontation of clashes and challenges inherent to the everyday life of these young adults, thus contributing to overcome stigmas and prejudices that are also verified here in this research paper without pretending an exhaustive exposition.
Palavras-chave: Pessoas com necessidades especiais (PNEs)
diversidade humana
diferenças individuais
deficiência
inclusão
estigma
resiliência
corporeidade
representações
sociais, imagem.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: CUNHA, Lucília Alves. CUNHA, Lucília Alves. Handicapped Adolescents: A Pastoral Challenge. The Catholic University of Goiás. Goiânia, 2004.. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/930
Data de defesa: 31-Mar-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucilia Alves Cunha.pdf479,32 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.