Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/995
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amado, Suely Maria da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758624Z2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Valmor da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708687A0 | por |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Sérgio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780443J6 | por |
dc.contributor.referee2 | Sassatelli, Pietro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:49:37Z | - |
dc.date.available | 2005-11-29 | - |
dc.date.issued | 2001-06-22 | - |
dc.identifier.citation | AMADO, Suely Maria da Silva. Violence and religious experience in Publica School in Goiânia.. 2001. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/995 | - |
dc.description.resumo | O tema gerador, que norteia a problematização e análise dessa pesquisa, é a violência na escola pública municipal de Goiânia. Para compreendê-lo em seu alcance e profundidade, situamos fenomenologicamente o contexto escolar onde se manifestam relações de violência; a escola (Capítulo I), em sua configuração histórica, natureza específica e limites/possibilidades que lhe são inerentes, é uma das grandes referências sociais para a educação das novas gerações à não-violência. Entretanto, o problema é de complexidade ímpar e, dentre os vários fatores que geram a violência (Capítulo II), o que se aponta como predominante é a dissolução do ethos sócio-cultural, que desarticula todos os esquemas de sentido é o próprio projeto civilizatório. Ora, o fenômeno religioso (Capítulo III) é a mais constante e relevante manifestação sóciocultural. Dentre as várias análises para explicar o porquê da experiência religiosa , destaca-se aquela que, ao interpretar o dinamismo, a lógica interna e a ambivalência dessa experiência, constata que sua existência visa garantir a segurança e proteção social, ao operar uma psico-sociológica metamorfose da violência . Sob essa chave hermenêutica, analisamos as causas e implicações da reflexão e prática da experiência religiosa na escola, com respectiva incidência na redução da violência escolar; e recolocamos propositivamente essa análise no projeto pedagógico da escola pública municipal, na orientação do educar para aprender, para conviver e para ser. | por |
dc.description.abstract | The theme that generated and guided this research at all stages was the violence encountered in Public schools in Goiânia. To understand the depth and breadth of the problem we situated ourselves phenomenologically in the school context where violence ins manifested. The school, (chapter 1) its configuration, nature, possibilities, limitations and historical development are one of the most important social references for educating a non-violent generation. However, the problem and the unique complexity that give rise to violence (chapter 2) is the dissolution of the socio-cultural ethos which disjoint all the models of reason and the civilising process. The religious phenomena (chapter 3) is the most constant and relevant socio-cultural manifestation. Amongst the various analyses to explain the why of the "religious experience", highlighted is the dynamic, ambivalent and logical interpretation recognising that existence seeks to guarantee security and social protection whilst operating on a psychosocial "metamorphose of violence". Using this hermeneutical key, we analysed the causes and implications by reflection on and practice of the "religious experience" in schools, with regards to the reduction of violence in schools; and relocate this analyses in an educational project for the public schools, as an orientation for education and learning, living and being. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suely Maria da Silva Amado.pdf: 642534 bytes, checksum: fb38e63c680659e7b27707035909a012 (MD5) Previous issue date: 2001-06-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/3900/Suely%20Maria%20da%20Silva%20Amado.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Ciências da Religião | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Experiência religiosa | por |
dc.subject | violência | por |
dc.subject | Escola pública municipal | por |
dc.subject | violência | por |
dc.subject | Goiânia | por |
dc.subject | violência na escola | por |
dc.subject | apaziguamento | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.title | VIOLÊNCIA E EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA | por |
dc.title.alternative | Violence and religious experience in Publica School in Goiânia. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências da Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Suely Maria da Silva Amado.pdf | 627,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.