???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1051
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Senai de Goiás no atual contexto da educação profissional e seus desafios e perspectivas
Autor: Pascoal, Elias 
Primeiro orientador: Araújo, Denise Silva
Primeiro membro da banca: Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu identificar os efeitos do processo de globalização no mundo do trabalho, na criação de novas demandas profissionais, visualizando a nova esfera em que se desenvolve o binômio Educação e Trabalho no contexto goiano, para assim analisar os desafios da educação profissional e como o SENAI - GO tem buscado novos e possíveis caminhos para a formação profissional atual. Tomou a educação profissional desenvolvida pelo SENAI de Goiás e seus desafios conjunturais, a fim de responder como historicamente o SENAI-GO tem enfrentado esses constantes desafios socioeconômicos, estruturais e educacionais, impostos pela realidade dos cenários mutantes que hoje fundamentam a educação profissional. Buscou entender o aparato legal da educação profissional desenvolvida pelo SENAI-GO, para perceber em seu referencial teórico-histórico-filosófico, as possíveis contradições decorrentes de sua interpretação e aplicação para, finalmente, apontar possíveis alternativas de enfrentamento dos desafios da educação profissional no Estado de Goiás. Ficou claro o fato de que as profundas mudanças no mundo do trabalho refletidas sobre a concepção da educação profissional, o favorecimento de oportunidades a trabalhadores com maior experiência, escolaridade e competência, causa o problema da crescente diminuição dos postos de trabalho - efeito do processo de globalização econômica mundial. Ao investigar os possíveis caminhos de uma educação profissional capaz de formar profissionais compatíveis com as novas demandas do mundo do trabalho, elencou-se o processo de implantação da articulação do ensino médio e educação profissional técnica de nível médio, para se analisar como tem se constituído esse processo de articulação, primeiramente na experiência vivida em Catalão, no Colégio Estadual João Netto de Campos, no curso de Eletromecânica, durante os anos de 2006 a 2008, e, posteriormente, a experiência vivenciada na Cidade de Anápolis, na Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, em curso desde 2008, nos Cursos de Química Industrial, de Eletrotécnica e do Curso de Eletromecânica, de onde se concluiu que a articulação do ensino médio com a educação profissional nas entidades pesquisadas, ainda não se efetivou plenamente.
Abstract: This Dissertação de Mestrado presents the results of a research that it intended to identify the effect of the process of globalization in the world of the work, in the creation of new professional demands, visualizing the new sphere where if it develops the binomial Education and Work in the goiano context, thus to analyze the challenges of the professional education and as the SENAI - GO has searched and possible ways for the current professional formation new. It took the professional education developed by the SENAI of Goiás and its conjunctural challenges, in order to answer as historically the SENAI-GO has faced these constant socioeconômicos, structural and educational challenges, taxes for the reality of the mutant scenes that today base the professional education. It searched to understand the legal apparatus of the professional education developed by the SENAI-GO, to perceive in its theoreticiandescription- philosophical referencial, the possible decurrent contradictions of its interpretation and application for, finally, pointing possible alternatives of confrontation of the challenges of the professional education in the State of Goiás. It was clearly the fact of that the deep changes in the world of the work reflected on the conception of the professional education, the aiding of chances the workers with bigger experience, escolaridade and ability, cause the problem of the increasing reduction of the work ranks - effect of the process of world-wide economic globalization. When investigating the possible ways of a professional education capable to form compatible professionals with the new demands of the world of the work, the process of implantation of the joint of average education and professional education was elencou technique of average level, to analyze itself as if it has constituted this process of joint, first in the experience lived in Catalan, the State College Netto João De Campos, in the course of Electromechanical, during the years of 2006 the 2008, and, later, the experience lived deeply in the City of Anápolis, in the College of Technology SENAI Robert Mange, in course since 2008, the Courses of Chemistry Industrial, of Electrotechnical and the Course of Electromechanical, of where if it concluded that the joint of average education with the professional education in the searched entities, not yet it was accomplished fully.
Palavras-chave: Educação e trabalho
articulação
Formação Profissional
SENAI
Education and work
joint
Professional formation
SENAI
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PASCOAL, Elias. O SENAI de Goiás no Atual Contexto da Educação Profissional e seus Desafios e Perspectivas. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1051
Data de defesa: 17-Sep-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIAS PASCOAL.pdf993,96 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.