Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1061
Tipo do documento: Dissertação
Título: SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
Título(s) alternativo(s): GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?
Autor: Borges, Elisangela Moreira 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Mozzer, Geisa Nunes de Souza
Segundo membro da banca: Zanata, Beatriz Aparecida
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta central estudar a possível relação entre a superdotação e a dificuldade de aprendizagem, buscando apreender como esta dificuldade se manifesta no comportamento escolar do aluno com altas habilidades/superdotação. Além disso, objetivou-se evidenciar a especificidade do processo de aprendizagem dos alunos superdotados e, por fim, apresentar as contribuições teóricas que buscam compreender as possíveis relações existentes entre os alunos com dificuldade de aprendizagem mesmo sendo identificado com superdotação. Este estudo adotou as teorias de Vigotski em uma perspectiva histórico-cultural e dos postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com este saber. Contou também com as contribuições de Patto e Tiballi. Teve ainda, o respaldo dos aportes teóricos de Renzulli, Winner, Virgolim, Pérez, Delou e Gardner que estudam a superdotação em especial. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas estaduais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos através da pesquisa de campo com dezoito alunos, dos quais oito tinham altas habilidades/superdotação e dez, dificuldade de aprendizagem, evidenciou-se que a escola ainda encontra obstáculos em garantir a todos, a aquisição do conhecimento sistematizado, já que trata as dificuldades de aprendizagem como fatores inerentes ao educando. Para o aluno que apresenta a correlação entre dificuldade de aprendizagem e superdotação, essa realidade ainda se torna mais dura, já que equívocos permeiam essa relação entre o aluno e a escola. Um deles diz respeito à crença de que o aluno com altas habilidades/superdotação não apresenta dificuldade de aprendizagem; outro é que eles não precisam ser acompanhados, pois, teriam condições suficientes de desempenharem seus papéis como estudantes de maneira autônoma e sem a mediação de uma pessoa mais experiente. Os professores não têm conseguido ajudar os alunos a superarem suas dificuldades, levando-os muitas vezes ao insucesso escolar.
Abstract: This research was to study the proposed central possible link between giftedness and learning disabilities, seeking to understand how this difficulty manifests itself in the behavior of pupils in schools with high abilities / giftedness. Furthermore, aimed to demonstrate the specificity of the learning process of gifted students and, finally, present the theoretical contributions that seek to understand the possible relationship between students with learning disabilities even being identified with giftedness. This study adopted the theories of Vygotsky in a culturalhistorical perspective and postulates Bernard Charlot and learn about the relationship that the subject establishes with this knowledge. Also featured contributions from Patto and Tiballi. Also had the backing of the theoretical contributions of Renzulli, Winner, Virgolim, Pérez, and Gardner Delou studying giftedness in particular. Through empirical research carried out in two public schools in Goiânia and from the systematization and analysis of data obtained through field research with eighteen students, of whom eight had high ability / giftedness and ten, learning difficulties, it became clear that the school still faces hurdles in securing all systematic knowledge acquisition, since it deals with learning difficulties as factors inherent to the student. For the student who shows the correlation between learning disabilities and giftedness, this reality becomes even tougher, since misconceptions permeate this relationship between the student and the school. One of them concerns the belief that students with high abilities / giftedness has no learning disability, another is that they do not need to be accompanied therefore have sufficient conditions to carry their roles as students autonomously and without the mediation of a more experienced person. Teachers have not been able to help students overcome their difficulties, often leading them to school failure.
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem
Superdotação
Aprendizagem
Learning Disabilities
Giftedness
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: BORGES, Elisangela Moreira. GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1061
Data de defesa: 14-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISANGELA MOREIRA BORGES.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.