???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1250
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A ATIVIDADE LÚDICA EM PRÁTICAS DE ENSINO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE |
Autor: | Landó, Sônia Luci Zimmermann ![]() |
Primeiro orientador: | Libâneo, José Carlos |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Segundo membro da banca: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Resumo: | O estudo teve por objetivo investigar práticas de ensino com atividades lúdicas na Educação Infantil em creche e seu papel no desenvolvimento mental e afetivo das crianças. Tais atividades foram entendidas como parte integrante daqueles conhecimentos, habilidades e atitudes a serem internalizadas por crianças dessa faixa etária, em escolas. A pesquisa consistiu da aplicação de um experimento didáticoformativo, cujo conteúdo foi a realização de atividades lúdicas visando mudanças nas ações mentais dos alunos em relação a níveis esperados de desenvolvimento mental e afetivo. A investigação teve como base teórica a teoria histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davidov. A realização do experimento e sua análise permitiram comprovar a eficácia do trabalho da professora no progresso dos processos mentais das crianças exigindo-se, no entanto, atuação firme e determinada da professora, uma estrutura mínima de organização da classe para levar em frente as atividades docentes e discentes e respeito irrestrito às características sociais, culturais e psicológicas das crianças. |
Abstract: | The study aimed to investigate practices of teaching with play activities in early childhood education in nursery school and their role in mental and emotional development of children. Such activities were understood as part of those knowledge, skills and attitudes to be internalized by children at this age, in schools. The research was an application of a teaching experiment which content was to carry out ludics activities aimed at changing students' mental actions in relation to expected levels of mental and emotional development. The research was based on theoretical historicalcultural theory and the theory of developmental teaching of V. Davidov. The accomplishment of the experiment and its analysis allowed to proving the effectiveness of the professor in the progress of the mental processes of children requiring, however, firm and determined actions of the teacher, a minimal structure of class organization to carry on teaching activities and students and unrestricted respect for social, cultural and psychological of children needs. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Ludicidade Educação em creche Teoria históricocultural Teoria do ensino desenvolvimental Early childhood education Children s play Ludic education Education in nursery school Historical-cultural theory Theory of developmental teaching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | LANDÓ, Sônia Luci Zimmermann. A ATIVIDADE LÚDICA EM PRÁTICAS DE ENSINO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1250 |
Data de defesa: | 20-Mar-2009 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sonia Luci Zimmermann Lando.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.