???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1253
Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA ESCUTA SOBRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (GO)
Autor: Braga, Isa Maria 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Alves, Nancy Nonato de Lima
Segundo membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Resumo: A presente pesquisa teve por finalidade buscar elementos para compreender melhor a incidência de resultados insatisfatórios na aprendizagem da leitura e da escrita em classes de alfabetização no município de Goiânia (GO), a despeito dos investimentos feitos na formação de professores e na melhoria do funcionamento das escolas. A investigação consistiu, principalmente, da análise de respostas de professoras alfabetizadoras vinculadas à Rede Municipal de Educação, dadas em questionário aberto, visando conhecer seu pensamento sobre as suas próprias concepções teóricas e suas práticas em relação à alfabetização. Foram, também, utilizadas para análise, o estudo de propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e entrevistas feitas com algumas professoras. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi captar o olhar das professoras alfabetizadoras por meio da identificação e análise de suas apropriações das concepções teóricas e metodológicas da alfabetização, tal como difundidas nas propostas oficiais, e de sua própria visão sobre suas práticas em sala de aula. A análise dos resultados aponta dificuldades das professoras em se apropriar das propostas pedagógicas da SME que, por sua vez, não estariam contribuindo para que ocorra essa apropriação, devido a certo ecletismo teórico e pouca vinculação da teoria com a prática. Além disso, há indícios de que a formação inicial e os programas de formação continuada das professoras não estariam repercutindo favoravelmente em suas ações na sala de aula.
Abstract: The present study had the purpose to search elements to better understand the unsatisfactory results of incidence in learning of reading and writing in literacy classes in the municipality of Goiânia, Goiás, despite the investments made in elementary teachers training and improving the functioning of schools. The investigation primarily consisted the analysis of responses from elementary teachers linked to the municipal education system, given in open questionnaire, seeking to learn their thinking about their own theoretical concepts and practices in relation to literacy. also used for analysis, the study of pedagogical proposals of the Municipal Education Department and some interviews with some teachers. Although, the research general objective was to capture the look of the elementary teachers by identifying and analyzing their theoretical and methodological conceptions appropriation of literacy as widespread in the official proposals, and his own vision for their room class practice. The results analysis, points out the adaptation in education proposals of MED difficulties of elementary teachers, on the other hand, would not be contributing to such ownership that occurs because of a theoretical eclecticism certain and weak linkage between theory and practice. Besides, there are initial training and continuing education programs indications of the teachers would not reflecting favorably on their actions in the classroom.
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem da leitura e escrita
Concepções teóricas de alfabetização
Formação de professores em alfabetização
Literacy
Learning to read and write
Theoretical concepts of literacy
Continuing education programs of literacy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: BRAGA, Isa Maria. UMA ESCUTA SOBRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (GO). 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1253
Data de defesa: 10-Sep-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isa Maria Braga.pdf617,08 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.