Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1754
Tipo do documento: | Tese |
Título: | SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ESTUDANTES DE MEDICINA E DIREITO À SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
Título(s) alternativo(s): | SENSES AND MEANINGS ATTRIBUTED BY MEDICAL AND LAW SCHOOL STUDENTS TO THEIR HIGHER EDUCATION |
Autor: | Fernandes, Ivoni de Souza |
Primeiro orientador: | Sousa, Sônia Margarida Gomes |
Primeiro membro da banca: | Moreira, Maria Ignês Costa |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Denise Silva |
Quarto membro da banca: | Borges, Lenise Santana |
Resumo: | Esta tese resultou de pesquisa para apreender os sentidos e os significados atribuídos por estudantes de medicina e direito, aprovados nos vestibulares em 2005, 2006 e 2007, à sua formação universitária, no contexto do ensino público federal e para compreender as dimensões que se fazem presentes em suas relações consigo mesmos, com seus pares, sua família, a universidade e a sociedade. A presente pesquisa, pautada pelos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia sócio-histórica de Vygotsky, fundamentados na perspectiva do materialismo histórico dialético, enquadra-se no tipo qualitativo, utilizando a proposta metodológica da triangulação de procedimentos: questionários, entrevistas e grupos focais. Participaram deste trabalho 12 jovens, com idades entre 18 e 24 anos. Um problema não pode ser estudado senão pela linguagem, por meio dos significados e sentidos. Os sentidos e os significados não são compreendidos separadamente, porquanto, embora cada qual tenha suas especificidades, um não existe sem o outro, pois um está contido no outro. O significado se constitui por meio da história e da vida social do sujeito. Nesta tese, foram estudados jovens individuais, concretos e únicos, mas que revelam a universalidade contida em cada um, possibilitando compreendê-los como indivíduos significantes que têm o que fazer, pensar, sentir. A partir dos núcleos de significação, os sujeitos apreenderam os sentidos e os significados que cada um deles atribuiu à sua formação universitária. Eles revelaram que sua trajetória é marcada por responsabilidade e compromisso. A partir da tese central, procurou-se defender outras, como a família é o lugar legítimo para a educação/criação dos filhos. De forma geral, este trabalho desvelou a família significada como instituição central em seus processos de socialização, pois possibilita aos jovens condições socioeconômicas e emocionais para a sua preparação, ingresso e permanência na universidade. A tese está organizada em três partes: jovens universitários: dimensões socioeconômicas e familiares e cenário cultural-acadêmico dos sujeitos pesquisados; sociedade e família: espaço de poder e mediação do conhecimento; o percurso acadêmico e o conhecimento atribuído pelos sujeitos à sua formação. |
Abstract: | This thesis is the result of a research to apprehend the senses and meanings attributed by medical and law school students, who entered the university in 2005, 2006 e 2007, to their higher education, in the public federal educational system context, and to understand the dimensions that are present in their relationships with themselves, their peers, their family, the university, and the society in the municipality of Goiânia. The present research, based on the theoretical and methodological principles of Vygotsky s social-historical psychology, focusing on the historical and dialectical materialism perspective, is qualitative and applies the methodological proposal of triangulation procedure: questionnaires, interviews, and focal groups. The participants of this research were 12 youngsters, aged between 18 and 24 years. A problem can just be studied through the language, by means of meanings and senses. Senses and meanings are not understood separately, because, although each of them has its specificities, one does not exist without the other, since one is contained in the other. The meaning is constructed through the subject s history and social life. In this thesis, we studied individual, concrete, and unique youngsters, who revealed the universality contained in each person, making it possible to understand them as significant individuals who act, think, and feel. According to the core meanings of this study, the participants apprehended the senses and meanings that each of them attributed to their higher education. They revealed that their trajectory is marked by responsibility and commitment. From the principal thesis, others were also pursued, such as the family is the legitimate place for educating/raising children. Overall, this thesis evidenced that the family is signified as a core institution in its processes of socialization, since it provides the youngsters with social, economical, and emotional conditions for their preparation, entrance, and permanence in the university. This thesis is organized in three parts: Young university students: socialeconomical and family dimensions and cultural-academic scenario of the participants; society and family: space of power and knowledge mediation; the academic trajectory and the knowledge attributed by the subjects to their formation. |
Palavras-chave: | Formação universitária Juventude Psicologia socio-histórica Sentido e significado Higher education Youth Social-historic psychology Sense and meaning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Stricto Sensu - Doutorado em Psicologia |
Citação: | FERNANDES, Ivoni de Souza. SENSES AND MEANINGS ATTRIBUTED BY MEDICAL AND LAW SCHOOL STUDENTS TO THEIR HIGHER EDUCATION. 2012. 220 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1754 |
Data de defesa: | 11-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ivoni de Souza Fernandes.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.