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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1757
Tipo do documento: Tese
Título: Representações sociais, situações potencialmente comunicativas e conflito: o caso da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol (2005-2009).
Autor: Braga, Claudomilson Fernandes 
Primeiro orientador: Campos, Pedro Humberto Faria
Primeiro membro da banca: Torres, Ana Raquel Rosas
Segundo membro da banca: Borges, Lenise Santana
Terceiro membro da banca: Sousa, Sônia Margarida Gomes
Resumo: Essa tese tem como principal objetivo a identificação e analise das representações sociais dos indígenas na mídia, em especial, a mídia impressa, com base em uma situação de conflito. Com o intuito de corroborar a tese apresentada, a de que os atos comunicativos (considerados como situações potencialmente comunicativas) gerados pela mídia e validados a priori como contratos de comunicação impõem uma representação aos indígenas, o que uma diferenciação que se traduz em uma posição favorável do endogrupo (não indígenas) em relação ao exogrupo (indígenas). Dois estudos foram realizados, atendendo a objetivos específicos: a primeira análise do primeiro estudo buscou a identificação dos atores sociais envolvidos no conflito de demarcação e desocupação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, bem como as categorias de análise que dão suporte informacional para a construção das notícias veiculadas pelo jornal Folha de S. Paulo; a segunda análise procurou identificar, analisar e demonstrar, em uma perspectiva metodológica particular, aplicada ao campo dos estudos sobre o preconceito e, especialmente, ao estudo das representações sociais nele envolvidas, os três níveis de análise que operam essa perspectiva. No primeiro nível ocorreu a identificação do campo comum (campo consensual) das representações sociais; no segundo nível, a identificação do posicionamento dos sujeitos (ou grupos) face aos campos comuns, e, no terceiro, a compreensão dos posicionamentos identificados, por meio de sua ancoragem. O segundo estudo visa identificar e analisar como os sujeitos não indígenas veem os indígenas no contexto das relações intergrupais e, particularmente, como essa relação ocorre no contexto do processo de demarcação e desocupação da Raposa Serra do Sol. Constitui também, objetivo deste estudo identificar a centralidade das representações sociais, que, muito provavelmente indicam o núcleo central dessas representações. Os resultados evidenciam que, diferentemente de outros estudos na área, o preconceito contra os indígenas expressa-se de forma institucionalizada, e a invisibilidade e silencio caracterizam-nos na mídia impressa. Nas relações intergrupais, o indígena é considerado como pertencendo a uma cultura diferente, próximo à natureza, caça, pesca e faz artesanato, indicando que o lugar do indígena é na floresta. Em última instância, os resultados dos estudos empreendidos indicam que ele é considerado, em certa medida, subcidadão, não gente.
Abstract: This thesis has the main objective the identification and analysis of social representations of the indigenous in the media, especially in the print media, based on a conflict situation. In order to corroborate this presented thesis, communicative acts (considered as potentially communicative situations) generated by the media and validated like communication agreements which imposes indigenous representation, differentiation that translates into a favorable position in the internal group non indigenous compared to the exogenous group (indigenous). Two studies were realized attending specific objectives: The first study analysis sought to identify the social actors involved in the conflict by demarcation and evacuation area in Indian Reservation Raposa Serra do Sol as well as categories of analysis that provide informational support for the news construction reported by the newspaper Folha de S. Paulo. The second analysis sought to identify, analyze and demonstrate a particular methodological perspective applied to the field of studies about prejudice and especially the study of social representations involved in it, the three levels of analysis that operate this perspective. At the first level ocurred in order to identificate common field (consensual field) of the social representations, in the second level, the identification the position of the individuals (or groups) between the common fields, and in the third, the understanding of the positions identified through their anchorage. The second study aims to identify and analyze how the subjects did not see the native indigenous in the context of intergroup relations, and particularly how this relationship occurs in the context of the demarcation process and removal of Raposa Serra do Sol It is also the objective of this study to identify the centrality of social representations, which most likely indicate the core of these representations. The results show that, unlike other studies in the area, the prejudice against Indians is expressed in an institutionalized way, and the invisibility and silence characterizes us in the print media. Intergroup relations, the Indian is considered to belong to a different culture, close to nature, hunting, fishing and makes handicrafts, indicating that this place is in the native forest. Ultimately, the results of studies undertaken indicate that he is considered to some extent, not a citizen or people.
Palavras-chave: Representações sociais
conflito
comunicação
preconceito
Social representations
conflict
communication
prejudice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Psicologia
Citação: BRAGA, Claudomilson Fernandes. Representações sociais, situações potencialmente comunicativas e conflito: o caso da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol (2005-2009).. 2011. 382 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1757
Data de defesa: 27-Set-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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