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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1777
Tipo do documento: Dissertação
Título: Constituição do sujeito sob o signo da violência Estudo de um caso
Autor: Freire, Aline Lys Silva 
Primeiro orientador: Miranda, Fábio Jesus
Primeiro membro da banca: Costa Neto, Sebastião Benício da
Segundo membro da banca: Petrelli, Rodolfo
Terceiro membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio
Resumo: Este trabalho buscou discutir a necessidade de compreender aspectos da constituição do sujeito sob o signo do fenômeno violência. O objetivo da pesquisa foi investigar, sob a perspectiva psicanalítica, como a violência, seja ela no âmbito social, familiar, institucional e escolar, pode interferir na constituição do sujeito. A investigação foi realizada em uma instituição pública de assistência social Centro de Referência de Assistência Social/CRAS , localizada em uma região marginalizada da cidade de Goiânia. Esta instituição tem como público-alvo crianças e adolescentes de 7 a 14 anos em situação de risco pessoal, vulnerabilidade social e situação socioeconômica desfavorável. O sujeito da pesquisa foi um adolescente, de 14 anos, do sexo masculino, inserido no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/ PETI e que se fazia notar não só pelas situações de conflitos e demonstração de agressividade nas quais se envolvia ou era envolvido, como também pelo contexto histórico permeado por inúmeras espécies de violência. A metodologia de pesquisa escolhida foi a do estudo de caso. Foram utilizadas cinco entrevistas abertas que objetivavam uma associação livre por parte do sujeito a respeito de suas vivências históricas e fantasiosas. Os resultados obtidos permitiram compreender que a identificação e identificação com o agressor foram os aspectos notáveis que proporcionaram tanto a constituição do sujeito quanto à passagem de vítima a vitimizador.
Abstract: This work intended to discuss the need to understand aspects of the subject‟s constitution under the sign of the violence phenomenon. The research‟s goal was to investigate, under a psychoanalytical perspective, how violence, be it in the social, relational or environmental sphere, may interfere in the subject‟s constitution. The investigation was carried out in a public social work institution Reference Center in Social Work (Centro de Referencia de Assistencia Social/CRAS) located in a marginalized area of Goiania. This institution has as its target group children and teenagers between 7 and 14 years old in situations of personal risk, social vulnerability and unfavorable social-economical situation. The research subject was a teenager, 14 years old, male, inserted in the Child Labor Eradication Program (Programa de Erradicacao do Trabalho Infantil PETI), who was noticed not only for the conflict situations and aggressiveness demonstrations in which he was involved or got involved, but also for the historical context permeated by countless kinds of violence. The chosen research methodology was case study. Five open interviews were used, aiming at the free association, from the subject, of his historical and fantastic life experiences. The results allowed us to understand that identification and identification with the aggressor were the notable aspects that caused both the subject‟s constitution and his passage from victim to victimizer.
Palavras-chave: violência
constituição do sujeito
identificação
identificação com agressor
violence
subject constitution
identification
identification with aggressor
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: FREIRE, Aline Lys Silva. Constituição do sujeito sob o signo da violência Estudo de um caso. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1777
Data de defesa: 9-Nov-2010
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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