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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1798
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de relações funcionais da resposta emocional de irritação
Autor: Curado, Fabiana Fleury 
Primeiro orientador: Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza
Primeiro membro da banca: Simonassi, Lorismário Ernesto
Segundo membro da banca: Meyer, Sonia Beatriz
Resumo: O presente trabalho analisou a resposta emocional de irritação emitida por duas pessoas encaminhadas por psiquiatras. Os participantes eram do sexo masculino e com mais de 30 anos, sendo um deles diagnosticado com o Transtorno do Humor Bipolar. Para análise das variáveis que provavelmente controlavam ou mantinham a resposta emocional de irritação aplicou-se um delineamento de múltiplas condições. O delineamento experimental de múltiplas condições foi aplicado em três condições: condição (1) atenção, condição (2) sozinho e (3) jogo. A condição (1) atenção foi manipulada duas subcondições: (1.1) atenção, sinal de reprovação; (1.2) atenção, atividade questionada. Na condição (3) jogo os participantes interagiam com um software que simulava um jogo de cartas e que controlava o ganho e a perda de pontos para configurar dois esquemas de consequências: reforçamento positivo e punição negativa. Os resultados obtidos nas condições de (1) atenção mostram que a apresentação de estímulos aversivos produziu os relatos irritação e repertórios indicativos da resposta emocional de irritação em ambos os participantes. Os resultados da condição (3) jogo indicam que emoções positivas foram emitidas com maior frequência nos procedimentos de reforço positivo e emoções negativas nos procedimentos de punição. Os resultados apresentados indicam que as respostas indicativas da emoção irritação foram emitidas com maior frequência diante da apresentação das falas reprovativas e questionadoras e das situações de perdas de pontuações, o que contribuiu para o estudo das variáveis evocativas de irritação.
Abstract: The present study examined the emotional response of irritation issued by two people referred by psychiatrists. The participants were male and had more than 30 years old, one was diagnosed with Bipolar Disorder. To analyze the variables that are likely controlled or sustain the emotional response of irritation was applied a experimental design of multiple conditions. The experimental design of multiple conditions was performed on three conditions: condition (1) attention, condition (2) alone and condition (3) game. The condition (1) attention was divided on two: (1.1) attention, a signal of disapproval; (1.2) attention, activity questioned. In condition (3) game the participants played a card game in software that controls the gain and loss of points to set up schemes consequences: positive reinforcement and negative punishment. The results of condition (1) attention show that the presentation of aversive stimuli produced reports of irritation and repertoire of emotional response indicatives of irritation in both participants. The results of condition, (3) game indicate that positive emotions was more frequently in the procedures of positive reinforcement and negative emotions in the procedures of punishment. The results presented indicate that emotional irritation was emitted more frequently against presentation of disapproval and inquisitive speeches and situations of loss of points, what contributed to the study of variables that evoke irritation.
Palavras-chave: resposta emocional de irritação
análise funcional
análise do comportamento aplicada
transtorno do humor bipolar
emotional response of irritation
functional analysis
applied behavior analysis
bipolar disorder
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: CURADO, Fabiana Fleury. Estudo de relações funcionais da resposta emocional de irritação. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1798
Data de defesa: 24-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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