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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação funcional dos comportamentos-problema de uma pessoa com o diagnóstico de depressão.
Autor: Nóbrega, Letícia Guedes 
Primeiro orientador: Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar funcionalmente os comportamentos-problema apresentados por duas pessoas com o diagnóstico psiquiátrico de depressão maior. Ambas as participantes eram do sexo feminino, sendo que uma delas era casada e a outra solteira. As participantes relataram ter recebido esse diagnóstico desde a adolescência. Para a realização da avaliação dos antecedentes e consequentes dos relatos depressivos foram empregado as estratégias de avaliação funcional indireta, direta e experimental com o uso do delineamento de múltiplas condições. Por meio desse delineamento foram manipuladas quatro condições principais: condição de atenção, demanda, sozinho e de controle. A condição de atenção foi subdividida em três subcondições: atenção-comentário, atençãocontato físico e atenção-sinal de reprovação. Para intervir nos comportamentos-problema das participantes optou-se por usar um programa de intervenção com o uso do reforçamento diferencial alternativo. Para essa finalidade foi empregado o delineamento de reversão-replicação no formato ABAB seguido por follow-up. Assim, objetivou-se reduzir os comportamentos-problema, enquanto novos comportamentos desejados fossem instalados. Os resultados sugerem que o reforçador atenção social que foi manipulado nas diferentes condições exerceu controle sobre os relatos depressivos de ambas as participantes, cujas frequências diminuíram ao longo do programa de tratamento. Esses achados foram discutidos em termos da importância do uso do processo de avaliação funcional para classes de comportamentos-problema de pessoas com diagnósticos de depressão.
Abstract: The present study had as objective to functionally analyze the problem behaviors presented by two people with the psychiatric diagnosis of major depression. Both participants were women, one of whom was married and the other single. The participants reported receiving this diagnosis since adolescence. To perform the evaluation of antecedents and consequences of depressive reports, were employed strategies of indirect functional assessment, direct and experimental with the use of the outlining of multiple conditions. Through this outlining four main conditions were manipulated: attention condition, demand, lonely and control. The attention condition was subdivided into three subconditions: attention-comment, physical contact-attention and attention-sign of disapproval. To intervene in problem-behaviors of the participants, it was opted to use an intervention program using the alternative differential reinforcement. For this purpose was employed the outlining of reversal-replication in ABAB format followed by follow-up. Thus, the objective was to reduce problem-behaviors, while new desired behaviors were installed. The results suggest that the social attention reinforcer that has been manipulated in the different conditions have exerted control over depressive reports of both participants, whose frequencies have decreased throughout the treatment program. These findings were discussed in terms of the importance of the use of functional assessment process for classes of problem-behaviors in people with diagnoses of depression.
Palavras-chave: análise do comportamento
antecedente-consequente
análise funcional
depressão
behavior analysis
antecedent-consequent
functional analysis
depression
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: NÓBREGA, Letícia Guedes. Avaliação funcional dos comportamentos-problema de uma pessoa com o diagnóstico de depressão.. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1842
Data de defesa: 15-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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