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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Humberto Cesar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996por
dc.contributor.advisor1Campos, Pedro Humberto Faria-
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:27Z-
dc.date.available2006-08-18-
dc.date.issued2006-02-22-
dc.identifier.citationMACHADO, Humberto Cesar. A representação social de governo e a teoria do Estado. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1852-
dc.description.resumoEssa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para um melhor entendimento do Estado e o conhecimento das representações sociais sobre o governo. Participaram deste estudo seiscentos sujeitos, estudantes universitários dos cursos de Direito, Serviço Social e Economia de uma Universidade de Goiânia. Para conhecer a descrição apresentada por esses três grupos, foi utilizado o método da Teoria do Núcleo Central das representações sociais. Essa pesquisa foi dividida em duas partes no intuito de coletar dados, trezentos sujeitos em um primeiro momento e outros trezentos em um segundo momento. Para a decomposição dos resultados da primeira etapa, foi utilizado o método de análise das evocações, que se resume em um processo de associação livre de palavras ou expressões a partir de um termo indutor. Na segunda etapa, os resultados foram submetidos a uma investigação chamada de análise de similitude, que resulta na reunião de palavras salientes e menos salientes apresentadas pelos sujeitos pesquisados na primeira etapa. Esses resultados produziram um quadro sintético de palavras relevantes referentes a cada um dos grupos. Fundamentado nesses dados, foram apresentados aos sujeitos duplas de palavras para que fossem construídas frases a partir das mesmas, as respostas encontradas foram objeto de análise de conteúdo que apresentaram uma perspectiva funcional e superficial em relação à representação social de governo. Os sujeitos têm uma prática acadêmica, porém, não estruturada ao conhecimento, dando a impressão que eles não percebem o governo como sendo importante. A conclusão a que se chegou, foi que, não há uma representação social no sentido exato da palavra, ela esta dispersa ou fazem parte de uma outra representação.por
dc.description.abstractThis research was developed with the objective to contribute to a bather understanding of the state and knowledge of social representations over the government. Six hundred subjects participated in this study, university students studying law, social services and economy from one of the universities in Goiânia. To know the description presented by these three groups, the Center for Social Representations Nucleus theory was used. This research was dividend into two parts with the intention of collecting data, there hundred subjects at first and another three hundred after. For the decomposition of the results from the inductor term. In the second s stage, the results were submitted to an investigation called the similitude analysis that results in joining salient and less salient words presented by the subjects researched in the first stage. These results produced a synthetic picture of relevant words in reference to each one of the groups. Founded upon this information. Pairs of words were presented to the subjects in whom they had to construct phrases, the results hound wire the object of analysis of the context that presented a superficial and functional perspective in relation to social representation of the government. The subjects are all still active academic students therefore not having a structured knowledge, giving the impression that they didn t perceive the government as being important. The resulting conclusion was that there was no social representation in the exact meaning of the word, it is dispersed or is part of another representation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Humberto Cesar Machado.pdf: 377442 bytes, checksum: ed5ff1620b718171125e0122e0fa5ac2 (MD5) Previous issue date: 2006-02-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5654/Humberto%20Cesar%20Machado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstado e poderpor
dc.subjectRepresentação social de alunospor
dc.subjectEstado e governopor
dc.subjectEstudantes de direitopor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectState and powereng
dc.subjectStudents social representationeng
dc.subjectState and governmenteng
dc.subjectLaw, social services and economist studentseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA representação social de governo e a teoria do Estadopor
dc.typeDissertaçãopor
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