Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFleury, Savanah Borges Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804701585995781por
dc.contributor.advisor1Peres, Vannuzia Leal Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4por
dc.contributor.referee1Pereira, Adriana Bernardes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957565423846153por
dc.contributor.referee2Santos, Cristina Vianna Moreira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3082856582373156por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:29Z-
dc.date.available2015-01-19-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.citationFLEURY, Savanah Borges Araújo. Saúde Bucal da criança com Síndrome de Down: Sentidos subjetivos gerados por seus cuidadores.. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1857-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo o cuidador (pai ou mãe) de crianças com Síndrome de Down. O objetivo principal do trabalho é compreender os sentidos subjetivos que este cuidador (pai ou mãe) gera em relação à saúde bucal de seu filho com Síndrome de Down e à saúde em geral. A criança com Síndrome de Down é vista em seus limites biológicos, odontológicos e psicológicos. Para compreender o desenvolvimento humano de tal sujeito com Síndrome de Down, a dissertação recorre à Teoria do Desenvolvimento Humano de Vygotski. Para este autor o desenvolvimento humano de uma criança especial segue os mesmos princípios que o de uma criança comum, só que a criança especial atinge seu desenvolvimento por caminhos indiretos. Por outro lado, o cuidador será analisado enquanto gera sentidos da saúde bucal em sua interação com a criança especial, com a equipe profissional, com sua família e sociedade em geral. O autor usado para se concretizar tal análise será González Rey, que há vinte anos, esta construindo a teoria da subjetividade dentro dos parâmetros da escola históricocultural vygotskiana, e que tem como um de seus pilares o sentido subjetivo. A metodologia usada para tal tipo de estudo é a qualitativa, enquanto um conjunto de regras epistemológicas que defende o caráter construtivo interpretativo do conhecimento. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o dos sistemas conversacionais, nos quais o diálogo temático é realizado como complemento. A principal conclusão do trabalho é que a cuidadora da criança com Síndrome de Down, na vivência com a síndrome de seu filho, transformou e está transformando, seus sentidos subjetivos tanto da saúde bucal, quanto da saúde geral de sua criança.por
dc.description.abstractThis dissertation has as the objective of study, the caretaker (mother or father) of children with the Down´s Syndrome. The main objective of this work is to understand the subjective sense which this caretaker (father or mother) develops concerning the buccal health of their child with the Down´s Syndrome and general health. The child Down´s Syndrome is seen within their biological, odontological and psychological limits. To understand the human development of such a person with the Down´s Syndrome, the dissertation applies to Vygotsky s Human Development Theory. For this author, the human development of a handicap child follows the same principles of a normal child, the only thing about the indirect ways. On the other hand, the caretaker will be analyzed while the senses of buccal health are developed with their interaction with the handicap child, together with a professional team, their family and society in general. The author who will be employed to accomplish such analysis will be Gonzalez Rey, who, for twenty years, has been constructing the subjective theory within the parameters of the Vygotskian historic cultural school, and which has one of its main pillar the subjective sense. The qualitative methodology has been used for such study, while a whole set of epistemological rules defend the constructive interpretative knowledge character. The instrument which was used to collect the data was the conversational system, of which,the thematic dialog is accomplished as a complement. The main conclusion of the work is that the caretaker of a child with the Down Syndrome, living with their child s syndrome, transformed or is transforming, their subjective feelings as to the buccal health to the child s general health.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Savanah Borges Araujo Fleury.pdf: 1029037 bytes, checksum: 1b40e7cbbc77de5f46012aa65c865b35 (MD5) Previous issue date: 2014-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5702/Savanah%20Borges%20Araujo%20Fleury.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectcuidadorpor
dc.subjectsujeitopor
dc.subjectsubjetividadepor
dc.subjectsentidos subjetivospor
dc.subjectDown´s Syndromeeng
dc.subjectcaretakereng
dc.subjectcitizen subjectivityeng
dc.subjectsubjective feelingseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleSaúde Bucal da criança com Síndrome de Down: Sentidos subjetivos gerados por seus cuidadores.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Savanah Borges Araujo Fleury.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.