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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores
Autor: Sanchez, Raquel Santana Schiavon 
Primeiro orientador: Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
Primeiro membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio
Resumo: Este estudo é uma investigação acerca da influência da comunicação não-verbal na eficiêcia dos vendedores, através de uma análise da facilidade com que diferentes sujeitos percebem-reconhecem expressões faciais de emoções universais. Participaram deste experimento 15 vendedores de empresa varejista e de serviço e 100 alunos do curso de graduação em administração de uma universidade em Goiânia, GO. Foi aplicado um questionário e o teste “Lendo faces” do Ekman(2003), que consiste em 14 fotos do rosto de um mesmo sujeito com as expressões de emoções faciais de tristeza, nojo, alegria, raiva, medo e desdenho. Não foi confirmada a hipótese de que quanto mais sabe-se interpretar as expressões faciais de emoção, mais sucesso as pessoas têm em seus resultados de vendas, como é apresentado na literatura, embora todos os vendedores tendem a fazer uso da interpretação da comunicação não-verbal nas suas atividades diárias, como ficou demonstrado na pesquisa
Abstract: This study investigates the influence of non-verbal communication on the efficiency of salespersons, through an analysis of how well different subjects can perceive-recognize universal facial expressions of emotions. Our subjects were 15 salespeople employed by a retail and service company and 100 graduate business students of a university in Goiânia. A questionnaire and the “reading faces” test (Ekman (2003) were applied to each subject. The test consists of 14 photographs of the face of a same person with facial expressions of sadness, disgust, happiness, anger, fear and disdain. The hypthesis, that the more one knows how to interpret emotional facial expressions, the more successful persons are in their sales results (as presented in the literature), was not confirmed, although it was demonstrated in the study that all the salespeople tend to make use of non-verbal communication in their daily activities.
Palavras-chave: Vendas
Comunicação não-verbal
Expressão facial
Sale
Nonverbal communication
Facial expressions
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Departamento de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Sanchez, Raquel Santana Schiavon. A relevância da comunicação não-verbal na eficiência dos vendedores. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1864
Data de defesa: 12-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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