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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise funcional das respostas verbais de uma pessoa com o diagnóstico de esquizofrenia.
Autor: Rockenbach, Brunah Pasa 
Primeiro orientador: Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza
Primeiro membro da banca: Costa, Maria de Nazaré Pereira da
Segundo membro da banca: Santos, Antonio Carlos Godinho dos
Resumo: O presente estudo analisou funcionalmente as respostas verbais inapropriadas de uma pessoa que possuía o diagnóstico de esquizofrenia em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) localizado em Cuiabá, MT. O participante, sexo masculino, solteiro e idade de 25 anos. Para investigar os eventos antecedentes e consequentes das respostas verbais inapropriadas empregou-se o processo de avaliação funcional sendo entrevistadas a equipe do CAPS e familiares do participante e também observações diretas de seus comportamentos. Essas informações subsidiaram a análise funcional com as condições: (1) atenção, (2) demanda, (3) sozinho e (4) controle. A condição de (1) atenção foi subdividida em: (1.1) atenção-equipe, (1.2) atenção-comentário, (1.3) atenção-dúvida e (1.4) atenção-reprimenda. A condição de (2) demanda foi subdividida em: (2.1) demanda atividade e (2.2) demanda grupo. Os resultados apontaram que nas condições de atenção e demanda houve maiores ocorrências de falas inapropriadas do que nas demais condições: sozinho e controle. Infere-se a partir desses achados que as respostas verbais inapropriadas foram mantidas pelas fontes de reforçamento positivo e reforçamento negativo. Para intervir utilizou-se o delineamento do tipo AB1B2A seguido por follow-up, em que foi aplicado procedimento de reforçamento diferencial de comportamento alternativo (DRA), que possibilitou a redução de falas inapropriadas e aumento das apropriadas. Estudos como esse possibilitam o desenvolvimento de intervenções mais eficazes, visando o aumento de comportamentos desejados de pessoas que possuem o diagnóstico psiquiátrico de esquizofrenia.
Abstract: The present study analyzed functionally inappropriate verbal responses of a person who had been diagnosed with schizophrenia in a psychiatric service (CAPS) located in Cuiabá, MT. The participant, male, single, 25 years old. To investigate the antecedent and consequent events from inappropriate verbal responses, was used the functional assessment process being interviewed staff CAPS and family; also direct observations of their behavior. This information supported the functional analysis with the conditions: (1) attention, (2) demand, (3) alone and (4) control. The condition (1) attention was divided into: (1.1) attention-team, (1.2) attention-comment, (1.3) attention-doubt and (1.4) attention-reprimand. The condition (2) demand was subdivided into (2.1) and activitydemand (2.2) demand group. The results showed that under the conditions of attention and demand was highest occurrences of inappropriate verbal than in other conditions: alone and control. It is inferred from these findings that inappropriate verbal responses were maintained by the sources of positive reinforcement and negative reinforcement. To intervene, was used the design of type AB1B2A followed by follow-up, was applied to the differential reinforcement of alternative behavior (DRA) procedure, allowing a reduction of inappropriate words and increasing appropriate. Such studies enable the development of more effective interventions aimed at increasing desired from people who have psychiatric diagnosis of schizophrenia behaviors.
Palavras-chave: avaliação funcional
metodologia de análise funcional
esquizofrenia e falas inapropriadas
functional assessment
methodology for functional analysis
schizophrenia and inappropriate speech
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: ROCKENBACH, Brunah Pasa. Análise funcional das respostas verbais de uma pessoa com o diagnóstico de esquizofrenia.. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1873
Data de defesa: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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