Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lorena de Melo Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393544422879538por
dc.contributor.advisor1Resende, Ana Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5000386479237044por
dc.contributor.referee1Zanini, Daniela Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975por
dc.contributor.referee2Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0981056864348242por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:41Z-
dc.date.available2015-06-08-
dc.date.issued2014-11-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena de Melo Mendonça. ESTUDO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS.. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1882-
dc.description.resumoA presente dissertação está organizada em dois capítulos que têm como objetivo principal estudar sintomas depressivos em crianças institucionalizadas. O primeiro capítulo consiste em uma revisão bibliográfica sistematizada a fim de analisar a produção científica acerca dos estudos que fizeram uso de instrumentos de avaliação dos sintomas depressivos em crianças no Brasil, nos últimos dez anos (2004 2013). Para isso, foi realizada uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, na área específica de Psicologia (BVS-PSI), utilizando as seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs, Index Psi Revistas e Pepsic, utilizando diferentes combinações entre palavras-chave. Foram levantados, no total, 28 artigos. Os resultados mostraram que os estudos foram realizados por diversas áreas do conhecimento e que predominou o método de pesquisa descritivo com análise quantitativa de dados. Considerável parte dos artigos teve como objetivo investigar os fatores que causam a depressão infantil (N=10, 35,7%) e sintomas relacionados a tal patologia (N=7; 25%). Foram encontrados 10 instrumentos diferentes que foram utilizados para avaliar sintomas depressivos em criança. O Inventário de Depressão infantil CDI foi o instrumento de maior incidência (N=21; 75%) e apresentou boa consistência interna nos estudos selecionados. O segundo capítulo trata-se de um artigo empírico que tem por objetivo analisar sintomas depressivos em crianças em situação de acolhimento institucional comparadas com crianças que vivem com suas famílias. Participaram deste estudo 50 crianças, do sexo masculino e feminino, com idades entre sete e onze anos, sendo que 23 crianças residiam em instituições e 27 crianças residiam com suas famílias. Foram utilizados para avaliar sintomas de depressão infantil os seguintes instrumentos: CDI, CBCL e o Rorschach SC. Os resultados revelaram que as crianças institucionalizadas apresentavam mais sintomas depressivos, desconforto emocional, expressões afetivas mais imaturas e sem modulação, mais comportamentos agressivos e dificuldade em seguir regras. Foi encontrada correlação significativa entre sintomas depressivos e comportamentos externalizantes (r = 0,43; p<0,05). De maneira geral, os dois capítulos da Dissertação realçam a importância de se considerar aspectos psicológicos que influenciam no surgimento, na sintomatologia e na investigação da depressão infantil.por
dc.description.abstractThe present essay is organized in two sections, which main target is studying child depression in institutionalized children. The first section consists of a systematic bibliographic review to examine or analyze the scientific production, concerning the studies where assessments tools were used to evaluate child depression in the last ten years. To make it possible, a search in the following national and international database files was made (September 2003 to August 2013.): Virtual Library in Health- BVS Psi Scielo, Lilacs, Index Psi Magazines and Pepsic, using different combination among keywords. The results showed that the studies were in conducted various areas of knowledge, and that the predominant method of descriptive research with quantitative data analyzes. A total of twenty-eight articles were brought up. The results showed that the studies were in conducted various areas of knowledge, and that the predominant method of descriptive research with quantitative data analyzes. Considerable proportion of articles aimed to investgate the factors that cause childhood depression (N=10; 35,7%) and related to such pathology symptoms (N=7; 25%). Ten different instruments to analyze child depression were found. The Child Depression Inventory CDI was the instrument of major incidence (N=21; 75%) and presented good intern consistency with the selected studies. The second section is about an empiric article which aims at analyzing depressive symptoms in institutionalized sheltered children, compared to children living with their families. Fifty male and female children were part of this study aged between 7 and 11 years old. Twentythree of these children lived in institutions-shelter and twenty-seven lived with their families. To analyze children depressive symptoms, the following instruments or resources were used; CDI, CBCL and the Rorschach-SC. The results showed that institutionalized children reveal more depressive symptoms, present more emotional distress, have affective expression with no modulation, are immature and inopportune, they also have more aggressive behavior and present difficulty in following rules. Significant correlation between depressive symptoms and externalizing behavior was found (r = 0,43; p<0,05). In general, both sections of this dissertation bring up the importance of considering psychological aspects that influence in the appearing, the symptoms and investigation of child depression.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lorena de Melo Mendonca Oliveira.pdf: 963293 bytes, checksum: f42977e9d37ec6e5017a5abdf5e6c001 (MD5) Previous issue date: 2014-11-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5726/Lorena%20de%20Melo%20Mendonca%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsintomas depressivospor
dc.subjectcriançapor
dc.subjectdepressão infantilpor
dc.subjectacolhimento institucionalpor
dc.subjectdepressive symptomseng
dc.subjectchildeng
dc.subjectchildhood depressioneng
dc.subjectinstitutional careeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleESTUDO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena de Melo Mendonca Oliveira.pdf940,72 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.