Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardes, Leana Vilmar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240849795163143por
dc.contributor.advisor1Simonassi, Lorismário Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Neves, Sônia Maria Mello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1por
dc.contributor.referee2Heck, Elisa Tavares Sanabio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:41Z-
dc.date.available2015-06-08-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationBERNARDES, Leana Vilmar. PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1883-
dc.description.resumoO presente estudo é uma replicação sistemática, ampliada pela pesquisadora, do programa de leitura proposto por Iñesta (1980), baseado nos métodos de escolha de acordo com o modelo com esvanecimento gradual de ajuda visual, cor dos estímulos e reforço, proporcionando uma aprendizagem sem erro, com o objetivo de verificar seu efeito na aquisição do comportamento textual de crianças com diagnóstico de autismo. Participaram do estudo duas crianças, 10 e 11 anos, com diagnóstico de autismo e o comportamento de ler não fazia parte do repertório delas. Para a aplicação do programa foram utilizadas pastas fichário, com folhas A4 com os estímulos impressos, protocolos de registro, Cartilha Sodré e texto de revisão. O programa foi aplicado em 5 etapas, em todas foram aplicadas linhas de base para acompanhar o desempenho dos participantes. Os dados foram analisados e verificou-se que as duas crianças aprenderam a ler. Depois de 4 meses de terminada a aplicação do programa, foi realizada uma sessão de follow up, confirmando a manutenção e generalização da aprendizagem e aumento do comportamento textual aprendido em relação à linha de base 1. É confirmada a hipótese de que as pessoas com autismo aprendem quando os procedimentos de ensino são adequados às características do transtorno.por
dc.description.abstractThe study bellow is a sysmatic replication, magnified by the researcher of the reading program proposed by Iñesta (1980), based on methods of choosing by the gradual fading visual aid, colors of the stimulus e reinforcement, providing errorless learning, with the purpose of verifying your effect in the aquisition of the textual behavior of kids with autism diagnosis. Two kids in ages of 10 and 11 years, with autism diagnosis took part of the study and the behavior of reading was not part of their repertory. For the program application, file folders with A4 paper with printed stimuli, registration protocols, Sodré Primer, e revision texts were used. The program was applied in 5 steps, in all of them, baselines were applied to follow the participants performances. The data was analyzed and was verified that both kids learned to read. Four months after the program application finished, a follow up session was performed, confirming the learning conservation and generalization, and the increase of the textual behavior learned from the baseline 1. The hypothesis that the people with autismo learn when the learning proceedings are appropriate for the disorder features, was confirmed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEANA VILMAR BERNARDES.pdf: 2954760 bytes, checksum: b4204bf0d486719e5425f40e2bff4408 (MD5) Previous issue date: 2015-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5754/LEANA%20VILMAR%20BERNARDES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautismopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectaprendizagem sem erropor
dc.subjectautismoeng
dc.subjectreadingeng
dc.subjecterrorless learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titlePROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANA VILMAR BERNARDES.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.