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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1889
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
Autor: | Orionte, Ivana |
Primeiro orientador: | Sousa, Sônia Margarida Gomes |
Primeiro membro da banca: | Rey, Fernando Luis González |
Segundo membro da banca: | Cupolillo, Mercedes Villa |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis. |
Abstract: | This study aims at understanding the significance and meanings attributed by abandoned children who are at a sheltering institution in the city of Goiania, GO, Brazil. To constitute the research design, strategies such as participator observation, semi-structured interviews, sentence-completion techniques, drawings and stories from children s books were used with five children, being three males and two females. Vigotsky s historic-cultural approach constitutes the theoretical basis upon which this research was developed, interconnected with González Rey s epistemology and qualitative methodology, and his content analysis approach for analyzing children s speech. A brief historic overview was made on the issue of abandoned children in Brazil, in which historical contexts are presented up to the present time, as well as the conditions for institutionalizing children before and after the ECA, the Child and Adolescent Act. Findings from the studied children and their speech are that although ECA guarantees children a place as subjects with rights, an adult centered view still dominates and tries to shut children s voices. This research, thus, tries to understand the significance and meanings of abandonment for the children from that particular instituion and how it echoes in the constitution of their subjectivities. The contents revealed from the analysis of the children s speech might alert the authorities about the importance of having children participate actively in the planning of public policies related to children, as well as the importance of the investment, within the institutions, not only on the pedagogical and structural factors, but also on the human factor, considered beyond the professional skills, in order to include the caring and emotional dimensions which are fundamental to the constituion of self-governing and healthy subjectivities. |
Palavras-chave: | Abandono de crianças institucionalização infância criança sujeito subjetividade significados sentidos Abandoned children institutionalization childhood children subject subjectivity sense meanings |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Psicologia |
Citação: | ORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889 |
Data de defesa: | 19-Aug-2004 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
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