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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1898
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Resolução de Problemas e Formulação de Regras: Complexidade da tarefa e Análise de Comportamentos Verbais. |
Autor: | Cunha, Mayana Borges da |
Primeiro orientador: | Simonassi, Lorismário Ernesto |
Resumo: | Em experimentos nos quais sujeitos humanos são expostos a um problema, é possível para o experimentador observar duas classes de respostas: o comportamento de resolver problemas e o de formular a regra. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da introdução de novas propriedades dos estímulos nos elos iniciais das tarefas programadas (ou da modificação das contingências programadas através da mudança da relação entre o elo inicial e o elo final da tarefa) sobre o comportamento de resolver problema e formular a regra dos participantes expostos às tarefas programadas.A introdução de novos estímulos foi relacionada à uma maior complexidade da tarefa. Participaram do estudo 56 participantes, 8 em cada experimento, sendo ao todo 7 experimentos realizados. Foram solicitados relatos dos participantes durante a execução da tarefa programada. Os resultados mostraram que a complexidade da tarefa exerceu efeitos sob as classes de resolução de problemas e formulação de regra. Para a análise do comportamento verbal de formulação de regra foram consideradas duas categorias distintas de palavras de acordo com a descrição das contingências: palavras genéricas e críticas. Palavras críticas aumentam com a exposição à contingências para participantes que formulam as regras. Os resultados mostram uma organização do comportamento verbal para participantes que formulam a regra (palavras críticas aumentam e palavras genéricas diminuem ao longo das tentativas). |
Abstract: | VIII On scientific research experiments that human subjects are exposed to a problem, it s possible for the scientist to observe two classes of responses: the behavior of solving problems and the one of formulating rules. This study has the objective to investigate the effects of introducing new stimulus properties on the inicial links of the programmed tasks or the modification of the programmed contingencies through the changing of the relation between the inicial link and the final link of the task about the solving problems and formulating rules behaviors of the subjects exposed to the programmed tasks. There were 56 subjects on the study, being eight in each of the seven performed experiments. Subjects reports were requested during the execution of the programmed task. The results showed that the task complexity provided effects on the classes of solving problems and formulating rules behaviors. For an analysis of the verbal behavior of formulating rules, two distinct categories of words were considered, according to the description of the contingencies: generic and critic words. Critic words increase with the exposition to the contingencies of subjects that formulate rules. The results show a verbal behavior organization for the subjects that formulate rules (critic word rises and generic words declines throughout the tries). |
Palavras-chave: | Comportamento verbal Avaliação de comportamento Solução de problemas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Psicologia |
Citação: | CUNHA, Mayana Borges da. Resolução de Problemas e Formulação de Regras: Complexidade da tarefa e Análise de Comportamentos Verbais.. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1898 |
Data de defesa: | 30-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mayana Borges da Cunha.pdf | 927 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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