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dc.creatorBezerra, Cláudia Santos Gonçalves Barreto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756505U5por
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:00Z-
dc.date.available2006-11-23-
dc.date.issued2004-12-31-
dc.identifier.citationBEZERRA, Cláudia Santos Gonçalves Barreto. O SENTIDO SUBJETIVO DO APRENDER. 2004. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1919-
dc.description.resumoConsidera-se que os processos de conhecimento se dão em um contexto social, histórico e cultural, em que a aprendizagem é compreendida como um movimento dinâmico de produção de sentido subjetivo vinculado à realidade e à história de vida do sujeito que aprende. Assim, o objetivo deste estudo é buscar compreender como esse processo é subjetivado por crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental consideradas como fracassadas na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na Psicologia Histórico-Cultural, com informações construídas através de indicadores que, ao longo do processo construtivo-interpretativo, apontam para a compreensão do fenômeno investigado, em trabalho realizado em uma escola pública de Goiânia, Goiás, no contexto de duas turmas da 1a série, ou seja, da 2a etapa do 1o ciclo. Dela participou, de forma mais efetiva, um grupo de quatro crianças, que, por um período de seis meses na escola-campo, foram acompanhadas em suas atividades escolares em sala de aula e em outras dependências da escola. Para isso utilizou-se de filmagens e gravações de situações em sala de aula, entrevistas semiorganizadas com os alunos, professores, coordenadores e com a família de cada aluno sujeito, em situações estruturadas, além de vídeo-entrevista também com os alunos e professores. Os conhecimentos produzidos neste estudo, a partir da articulação dos diferentes indicadores, apontam elementos importantes para a compreensão dos processos subjetivos da criança, entre eles a inclusão do aluno que apresenta um desempenho diferenciado em um processo cíclico de exclusão social; bem como o processo de aprender, constituído por um conjunto de emoções que desencadeia realizações de êxito ou de rompimento, e, assim, padrões culturais e relações de preconceito que permeiam o movimento do aprender geram formas de subjetivação de impotência no aluno.por
dc.description.abstractConsidering that knowledge acquisition processes happen in a social, historical and cultural context, the learning process is understood as a form of dynamic subjective production connected to the reality and life story of the learner. The aim of this study is to try to understand how this process is absorbed subjectively by children in the first grades of primary school. It is qualitative research based on Cultural-historical Psychology and the data was compiled through indicators that, along the constructive-interpretative process, lead to an understanding of the investigated phenomena. This study was perfomed in a public school in Goiânia, Goiás, in the context of two first grade classes. A group of four children participated in a more effective way in this research. These children were evaluated by their teacher as learners with many difficulties in the learning process. The study was developed over a six month period in the school under study observing school activities inside the classroom and in other school facilities. Taping and filming of classroom situations and semiorganized interviews with teachers, school children, coordinators and family members of each child were used. Structured situations were worked with as the video-interviews with children and teachers. The knowledge produced in this study from the articulation of different indicators point to important elements in the understanding of the child subjective absorption process, among which are: the inclusion of the child that shows a differentiated performance in a cyclic process of social exclusion, the learning process being constituted by a group of emotion that set off successful accomplishment or that trigger the rupture of cultural paterns; and the prejudice relations throughout the learning movement creating subjection of impotence on the part of the learner.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Santos Goncalves Barreto Bezerra.pdf: 734115 bytes, checksum: f4a90b35c62e5959f140a5625db9f06a (MD5) Previous issue date: 2004-12-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5826/Claudia%20Santos%20Goncalves%20Barreto%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsubjetividadepor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectdiversidadepor
dc.subjectexclusãopor
dc.subjectsubjectivityeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectdiversityeng
dc.subjectdevelopmenteng
dc.subjectexclusioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO SENTIDO SUBJETIVO DO APRENDERpor
dc.typeDissertaçãopor
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