Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Raul Francé-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061por
dc.contributor.advisor1Campos, Pedro Humberto Faria-
dc.contributor.referee1Todorov, João Cláudio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783554U5por
dc.contributor.referee2Santo Junior, Respicio Antônio do Espirito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4436807586875447por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:19Z-
dc.date.available2007-05-25-
dc.date.issued2007-03-12-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Raul Francé. Novas Tecnologias de Cabine em Aviões do Transporte Aéreo Regular e Transformações na Representação Social dos Pilotos. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1957-
dc.description.resumoO transporte aéreo no Brasil, também chamado de transporte aéreo comercial, foi objeto de marcantes transformações nos últimos 30 anos. Um dos principais focos destas transformações decorre da introdução de novas tecnologias na cabine de comando, condensadas após sua automação na expressão glasscokpit . Estas tecnologias representam mudanças substanciais na atividade do piloto. O presente estudo teve por objetivo pesquisar a representação social de piloto, buscando identificar o provável impacto das novas tecnologias na representação que pilotos elaboram sobre sua atividade profissional. Tomou-se por base para a realização desta investigação a Teoria das Representações Sociais. Para realizar este objetivo, 216 sujeitos, pilotos, divididos em três grupos por uma variável temporal, compuseram um grupo formado por jovens com menos de dez anos de atividade; outros pilotos, desenvolvendo a função entre 10 e 20 anos e, finalmente, profissionais com mais de 20 de serviços, participaram de uma pesquisa empírica. A representação social do piloto, as práticas profissionais e a percepção das transformações na aviação foram os eixos investigados. Os resultados permitem supor que as transformações gerais por conta da tecnologia são positivas, que as preocupações dos sujeitos parecem julgar outras transformações e que os pilotos menos experientes oferecem confiança excessiva à tecnologia como gestora da segurança.por
dc.description.abstractThe Brazilian air transportation, also known as commercial air transportation, has been object of remarkable changes in the past 30 years. One of the main points of these changes results from the introduction of new technologies in the aircrafts cockpits, resumed after its automation in the expression glasscockpit . These technologies represent substantial changes on the pilot activity. The actual study focused on the research of the pilot social representation, trying to identify the probable effect of new technologies on the representation that pilots elaborate about their professional activity. It was used as a starting point for the carrying out of this project the Theory of Social Representations. To carry out this project, 216 subjects, pilots, divided in three categories by a time variable, a group was compiled by youths with less than ten years of activity; other pilots, developing the activity between 10 and 20 years and, finally, professionals with more than 20 years in activity, they participate of an empirical research. The social representation of the pilot, the professional experiences and the aviation changes perception were the axis investigated. The results allow us to suppose that general changes due to the using of new technologies are positive, that the subjects worries seem to judge other changes and that less experienced pilots offer excessive confidence to technology as safety manager.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raul France Monteiro.pdf: 1001126 bytes, checksum: 29afd144051ec57332843f8ceac20262 (MD5) Previous issue date: 2007-03-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5880/Raul%20France%20Monteiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programDepartamento de Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPiloto,por
dc.subjecttransformações.por
dc.subjectPilot,eng
dc.subjectchanges.eng
dc.subjectrepresentações sociais-
dc.subjectsocial representations-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleNovas Tecnologias de Cabine em Aviões do Transporte Aéreo Regular e Transformações na Representação Social dos Pilotospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raul France Monteiro.pdf977,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.