Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renata Limongi França Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8418227304719921por
dc.contributor.advisor1Coelho, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6por
dc.contributor.referee1Silva, André Vasconcelos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3427056378409932por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Michela Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267681771585069por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:46Z-
dc.date.available2009-08-20-
dc.date.issued2009-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Limongi França Coelho. Task and delay of reinforcement effects on mathematical questions solution behavior among children with or without ADHD. 2009. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2013-
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido visto como relacionado ao autocontrole. Na análise do comportamento, situações de autocontrole/impulsividade têm sido estudada com alternativas que diferem em atraso e magnitude do reforço, e os estudos com crianças com TDAH têm demonstrado que estas apresentam uma maior preferência por reforços mais imediatos, quando comparadas com crianças sem o diagnóstico do transtorno. Contudo, esses estudos não variam parametricamente os atrasos envolvidos ou outras características da tarefa. Oito crianças foram alocadas em um grupo com TDAH e seis em um grupo sem TDAH , a partir de uma entrevista com os pais e a escala de TDAH de Benczick. Posteriormente essas crianças foram submetidas a cinco sessões experimentais de resolução de contas de adição e subtração que poderiam ser realizadas conforme uma de duas tarefas: na tarefa de composição livre (divertida) números saltavam na tela do computador e a criança tinha que clicar nos números que resolviam a conta solicitada; na tarefa de composição fixa (formal) os números que resolviam as contas eram apresentados, semelhante à resolução aprendida na escola sobre um fundo branco na tela do computador. Cinco pares de atrasos para o reforço foram utilizados (em segundos): 30 30; 45 15; 1 60; 15 45; e, 60 1. Como em outros estudos sobre os efeitos do atraso em situações de escolha com humanos, a proporção de escolha entre as tarefas não variou sistematicamente com a manipulação do atraso. Por outro lado, para o grupo com TDAH, observaram-se maiores flutuações na preferência entre as alternativas ao longo das sessões experimentais. Os presentes resultados indicam os cuidados necessários para se afirmar que o TDAH envolve autocontrole quando se utiliza escolhas com atraso, além de discutir os problemas em se utilizar este modelo. Este trabalho aponta ainda para uma alternativa segundo a qual o TDAH pode ser visto como uma maior flutuação na preferência.por
dc.description.abstractThe Attention Deficit Hiperativity Disorder (ADHD) has been related to self-control. In behavior analysis, self-control/impulsivity situations have been studied using alternatives differing in reinforcer delay and magnitude. Studies with ADHD children have shown that they have a stronger preference for immediate reinforcers, in comparison to children without ADHD. However, these studies do not vary parametrically the delay or other tasks characteristics. In the present study, eight children were allocated in an ADHD group, while other six children were allocated in a non ADHD group. After that they were submitted to five experimental sessions in which they had to solve math problems, according to one of two tasks: in the free composition (funny) task, the numbers flied in a colorful screen, and the children had to click the numbers that solved the problem; in the fixed composition (formal) task the numbers were presented in a form similar to those learned at school, presented over a blank screen. Five pairs of delay were used (in seconds): 30 30; 45 15; 1 60; 15 45; and, 60 1. As in other studies with humans about effects of delay on choice, the relative choice did not vary systematically with delay. Moreover, for ADHD group, there were more fluctuations in the preference between alternatives. The present results point out the necessity to be cautious in say that ADHD involves self-control when he uses delayed choices; furthermore, they call a discussion about the problems in use this model. The present work still proposes an alternate account for ADHD based on preference fluctuation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Limongi Franca Coelho Silva.pdf: 2222837 bytes, checksum: 404d9f1dfb80445e93d554ce23187d28 (MD5) Previous issue date: 2009-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5948/Renata%20Limongi%20Franca%20Coelho%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)por
dc.subjectautocontrolepor
dc.subjectatrasopor
dc.subjectescolhapor
dc.subjectreforçopor
dc.subjectAttention Deficit Hiperativity Disorder (ADHD)eng
dc.subjectself-controleng
dc.subjectdelayeng
dc.subjectchoiceeng
dc.subjectreinforcementeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEfeitos de atraso e tarefa na resolução de problemas matemáticos em crianças com e sem TDAHpor
dc.title.alternativeTask and delay of reinforcement effects on mathematical questions solution behavior among children with or without ADHDeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Limongi Franca Coelho Silva.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.