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dc.creatorRocha, José da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768796Z2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Neves, Sônia Maria Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1por
dc.contributor.referee1Todorov, João Cláudio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783554U5por
dc.contributor.referee2Lopes Junior, Jair-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785336P1por
dc.contributor.referee3Simonassi, Lorismário Ernesto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:53Z-
dc.date.available2008-03-26-
dc.date.issued2003-01-20-
dc.identifier.citationROCHA, José da. CONTROLE POR ESTÍMULOS SIMPLES E COMPLEXOS: EFEITOS DOS PROCEDIMENTOS DE DISCRIMINAÇÃO SIMPLES E DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL EM CRIANÇAS. 2003. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2003.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2028-
dc.description.resumoQuando apenas uma dimensão de um estímulo complexo controla o responder do indivíduo, diz-se que aconteceu o fenômeno de controle de estímulo restrito. Este estudo objetivou estudar tal fenômeno em 8 crianças normais, entre 3 anos e 9 meses até 4 anos e 6 meses, que não reconheciam as letras: M, P, A, E, B, C, O, I, utilizando dois procedimentos; discriminação simples e discriminação condicional. Primeiramente, todas as crianças foram submetidas à fase I de familiarização com o procedimento de MTS, utilizando estímulos familiares até atingirem o critério (90 por cento de acerto) em cada relação de identidade. Em seguida, quatro destas crianças, grupo 1, passaram para a fase II-A de treino de discriminação simples, onde o estímulo discriminativo (SD) era MA e o estímulo delta (S delta) era PE. Quando estas atingiam o critério, era testado o responder na presença dos estímulos MA, PE, M, A, P, e E. Na fase II-B, o mesmo procedimento era aplicado com os estímulos CI (SD) e BO (S delta). Em seguida, foram expostos ao treino de discriminação condicional, só que dois passaram pela fase III-A com os estímulos MA e PE e os outros dois pela fase III-B, com os estímulos BO e CI. As outras quatro crianças do grupo 2 foram expostas às mesmas fases, só que, em ordem inversa. Dados do grupo 1 indicaram que na fase II-A o responder de um dos participantes estava sob controle dos estímulos MA e M e o responder de outro participante estava sob controle dos estímulos MA e A. Já os dados do grupo 2 mostraram que o responder de um participante ficou sob controle dos estímulos MA, M e A tanto na fase II-A quanto na fase II-B; o mesmo ocorreu com o responder de outro participante, só que, apenas na fase II-A. Quanto aos resultados no treino de discriminação condicional, dois participantes do grupo 1 e dois do grupo 2 apresentaram escores acima de 75 por cento em todos os tipos de tentativa, menos nas tentativas com estímulos modelos complexos em que a escolha do estímulo comparação correto exigia o controle por ambos os elemento do estímulo modelo. Os outros quatro participantes apresentaram escores abaixo de 75 por cento, portanto, nenhum controle efetivo foi estabelecido. Quanto à ordem de treino, o procedimento de discriminação condicional pode ter influenciado a aquisição e o controle de estímulos na discriminação simples, o mesmo não se pode afirmar com relação à ordem inversa.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSE DA ROCHA.pdf: 443545 bytes, checksum: e6af724463be47d0d3892cd5a4b1b538 (MD5) Previous issue date: 2003-01-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/6048/JOSE%20DA%20ROCHA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia infantilpor
dc.subjectcontrole por estímulospor
dc.subjectdiscriminaçãopor
dc.subjectcontrole por estímulos restritopor
dc.subjectdiscriminação simplespor
dc.subjectdiscriminação condicionalpor
dc.subjectrestricted stimulus controleng
dc.subjectsimple discriminationeng
dc.subjectconditional discriminationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleCONTROLE POR ESTÍMULOS SIMPLES E COMPLEXOS: EFEITOS DOS PROCEDIMENTOS DE DISCRIMINAÇÃO SIMPLES E DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL EM CRIANÇASpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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