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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2170
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO ESCOLAR E VIOLÊNCIA: DEMANDAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. |
Autor: | Rodrigues, Maria Luiza da Costa ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Maria Conceição Sarmento Padial |
Primeiro membro da banca: | Miguel, Walderez Loureiro |
Segundo membro da banca: | Rocha, Maria José Pereira |
Resumo: | Esta dissertação aborda a educação escolar e a violência, em especial, no espaço escolar como categoria histórica, redimensionada, sobretudo, nas últimas décadas do século XX. Para atingir o foco do estudo, primeiramente faz-se um breve histórico sobre o processo educacional, observando seus avanços e retrocessos até chegar aos dias atuais. Neste trabalho há o reconhecimento da violência como uma questão estrutural, expressão da contradição capital-trabalho-Estado, na perspectiva de que a desigualdade social é um campo profícuo para as diversas formas de manifestação da violência. Neste contexto, a escola, como instituição de ensino, reproduz as relações contraditórias presentes nas demais instâncias sociais. A pesquisa quanti-qualitativa visa, também, analisar como o profissional de Serviço Social posiciona-se no tocante a essa questão e, ainda, o papel do Estado nesse processo. O presente estudo objetiva investigar a configuração da violência histórica e estrutural no espaço escolar, como uma das expressões da questão social e como ela é tratada pelos sujeitos da pesquisa. Como objetivos específicos, busca apreender as situações de violência no espaço do Colégio Estadual Parque Amazônia em Goiânia Goiás, conhecer as estratégias utilizadas no enfrentamento das situações de violência, analisar o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social referente à violência escolar, Identificar o instrumental teórico-metodológico que o Serviço Social disponibiliza para a atuação da sua profissional no contexto das escolas. |
Palavras-chave: | educação violência violência escolar e Serviço Social education violence school violence and Social Services |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
Citação: | RODRIGUES, Maria Luiza da Costa. EDUCAÇÃO ESCOLAR E VIOLÊNCIA: DEMANDAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2170 |
Data de defesa: | 21-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARIA LUIZA DA COSTA RODRIGUES NUNES.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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