Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danilo Joaquim da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413191847470662por
dc.contributor.advisor1Neves, Denise Carmen de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882por
dc.contributor.referee1Alves, Glaúcia Lelis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773735950513144por
dc.contributor.referee2Pereira, Liliana Patrícia Lemus Sepúlveda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279915869394313por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:32:10Z-
dc.date.available2014-02-26-
dc.date.issued2013-08-26-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Joaquim da. AS INFLUÊNCIAS DO CIRCO SOCIAL PARA OS EGRESSOS DA ESCOLA DE CIRCO DOM FERNANDO/INSTITUTO DOM FERNANDO/PROEX PUC-GO, GOIÂNIA 1998-2009.. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2173-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva compreender de que forma a experiência vivenciada na Escola de Circo Dom Fernando ECDF influenciou na formação de crianças e adolescentes da Região Leste de Goiânia identificando o papel desse Programa para os egressos do período de 1998 a 2009. O estudo foi desenvolvido em uma perspectiva qualitativa utilizando para o alcance dos objetivos propostos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa empírica. Foram analisados os marcos históricos e as políticas públicas relacionadas à adolescência e a juventude no Brasil, a evolução da proposta do Circo Social como uma alternativa pedagógica na perspectiva da educação não formal, no trabalho junto a crianças, adolescentes e jovens das classes subalternas. Para viabilização desta pesquisa foram entrevistados por meio de roteiro semiestruturado, egressos da ECDF que efetivaram matrículas entre os anos de 1998 e 2009 e permaneceram matriculados e frequentando por pelo menos um ano. A pesquisa revelou que a ECDF, se constitui em uma grande influência para seus egressos, no sentido de sua emancipação social, além de trabalhar a importância de se trabalhar com o público infanto-juvenil utilizando a arte circense, que tem como característica um linguagem simples, porém muito atrativa que também os motiva a continuar participando.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how the lived experience in Circus School Dom Fernando - ECDF influenced formation of children and adolescents in the Eastern Region of Goiânia identifying the role of this program for graduates of the period 1998-2009. The study was conducted in a qualitative perspective using to achieve the proposed objectives the following methodology: literature review, documentary research and empirical research. We analyzed the landmarks and public policies related to adolescence and youth in Brazil, the evolution of the social circus proposed as an alternative teaching from the perspective of nonformal education, in work with children, adolescents and young subaltern classes. For this feasibility study were interviewed using semi-structured, which we accomplished graduates ECDF enrollments between 1998 and 2009 and remained enrolled and attending at least two years. The research revealed that the ECDF, constitutes a major influence on its graduates, towards social emancipation, but work the importance of working with children and youth using the circus, which is characterized by a simple language but very attractive also motivates them to continue participating.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:32:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANILO JOAQUIM DA SILVA.pdf: 1790693 bytes, checksum: 2994e91dbb3cf56d96bad2d4cf273802 (MD5) Previous issue date: 2013-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7921/DANILO%20JOAQUIM%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescência e juventudepor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjectcirco socialpor
dc.subjecteducação não formal e políticas públicaspor
dc.subjectAdolescence and youtheng
dc.subjectcitizenshipeng
dc.subjectsocial circuseng
dc.subjectnon-formal education and public policieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleAS INFLUÊNCIAS DO CIRCO SOCIAL PARA OS EGRESSOS DA ESCOLA DE CIRCO DOM FERNANDO/INSTITUTO DOM FERNANDO/PROEX PUC-GO, GOIÂNIA 1998-2009.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILO JOAQUIM DA SILVA.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.