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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2189
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A REALIDADE DA GESTÃO (NÃO) INTEGRADA DO BPC NA ESCOLA - PALMAS - TO. |
Autor: | Vaz, Amanda Elisa |
Primeiro orientador: | Rocha, Maria José Pereira |
Primeiro membro da banca: | Machado, Maria Conceição Sarmento Padial |
Segundo membro da banca: | Silva, Maisa Miralva da |
Resumo: | Esta dissertação discute os desafios a serem superados na realidade da gestão (não) integrada do programa BPC na escola no município de Palmas TO, tendo em vista ser este um benefício assistencial garantido por meio da política de seguridade social, previsto pela Constituição Federal de 1988, e regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (1993), à pessoa com deficiência, cujo sistema de proteção social deve ser garantido e discutido de forma ampla e democrática, conforme perspectiva da descentralização político-administrativa nas ações públicas, visando melhores condições de acesso e participação da sociedade civil, em âmbito municipal, por meio de relações sociais que desenvolvam processos capazes de construir novo formato de participação da comunidade na gestão das políticas sociais públicas e exercer controle social por meio do conselho gestor local como espaço representativo de relação entre a sociedade civil e o Estado (município), que visem superar as dificuldades apresentadas pela população nas decisões e no controle das ações local e setorial em que ocorre a relação de representação, a fim de promover a construção integral da cidadania e executar as normativas do programa pesquisado. Discute ainda, a concepção histórica da política de assistência como marco assistencialista predominante nas relações tradicionais ainda presentes nas práticas contemporâneas municipais, as precárias condições e rotatividade de profissionais na gestão da política de assistência social na realidade estudada, e os desafios intersetoriais humanos e materiais que ainda se fazem presentes no campo dos direitos sociais para a garantia integral de uma rede de proteção social a pessoa com deficiência no município de Palmas TO. |
Abstract: | This paper discusses the challenges to be overcome in reality management (not) integrated BPC program at school in the city of Palmas - TO, considering that this is a welfare benefit guaranteed by social security policy laid down by the Constitution of 1988 and regulated by the Organic Social Assistance Act (1993) to the disabled person whose welfare system must be guaranteed and discussed widely and democratically, as the perspective of political and administrative decentralization in public activities in order to better access and participation of civil society, at the municipal level, through social relationships that develop processes able to build a new community participation in the format of public social policies management and exercise social control through the Local management Board as representative of relationship between space civil society and the state (municipality) aimed at overcoming the difficulties presented by people in decisions and control of the local and sectorial actions in which occurs the agency relationship, in order to promote the full development of citizenship and run the program regulations. Also discusses the historical conception of Assistance policy as a landmark welfare prevalent in traditional relationships still present in local contemporary practices, poor conditions and turnover of professionals in the management of social assistance policy, and human intersectorials challenges and materials that are still present in the field of social rights to the full guarantee of a social safety net for people with disability in the city of Palmas - TO. |
Palavras-chave: | Benefício de Prestação Continuada Políticas Sociais Intersetoriais Conselho de Direitos Continuous Cash Benefit Social Policy Intersectorials Rights Council |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Serviço Social |
Citação: | VAZ, Amanda Elisa. A REALIDADE DA GESTÃO (NÃO) INTEGRADA DO BPC NA ESCOLA - PALMAS - TO.. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2189 |
Data de defesa: | 16-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AMANDA ELISA VAZ.pdf | 851,45 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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