Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Wesley Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638611930606998por
dc.contributor.advisor1Capel, Heloisa Selma Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454por
dc.contributor.referee1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee2Oliveira, Eliézer Cardoso de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4351929916837359por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:34:49Z-
dc.date.available2010-03-16-
dc.date.issued2009-09-09-
dc.identifier.citationROCHA, Wesley Rodrigues. O JOGO E O XADREZ: Entre Teorias e a História. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2252-
dc.description.resumoEste trabalho analisa e discute o jogo como elemento da cultura e como fenômeno histórico. Considerando a cultura como o conjunto de significações produzidas pelos homens no transcorrer da história, e o jogo como um elemento no universo codificado de uma cultura, procura analisar a relação existente entre a prática dos jogos e os valores das sociedades que os adotam. Analisa os jogos de uma maneira geral e destaca como recorte representativo dessa relação sociedade/jogo mais especificamente o jogo de xadrez. Apresenta uma visão geral da história do jogo de Xadrez, cujas origens datam do século VI e investiga o seu desenvolvimento, observando as mudanças sofridas e as metáforas produzidas no transcorrer da história, principalmente a da representação da guerra antiga e da sociedade medieval, mostrando como as transformações sociais exerceram influências de diversas ordens sobre esse jogo de origens tão antigas. Discute a importância atribuída às competições de xadrez durante o período da Guerra Fria, mostrando a valorização dada pelo governo comunista e norte-americano às vitórias de seus jogadores. Comenta também o destaque dado ao jogo nos PCN s e o uso que se tem feito do Xadrez nas escolas como instrumento pedagógico. As análises fundamentam-se nos conceitos elaborados por Huizinga (2007), especialmente em seu livro Homo ludens: o jogo como elemento da cultura , publicado em 1938, em que o autor considera o jogo como uma categoria primária da vida, de onde nasce a cultura sob a forma de linguagem e poesia, de ritual e de sagrado, considerando, assim, sua importância junto ao raciocínio (homo sapiens) e à construção de ferramentas (homo faber). Este estudo considera a tese huizinguiana do declínio do fator lúdico na sociedade ao observar as práticas e os destaques dados às competições contemporâneas como as Olimpíadas e os torneios mundiais. Mostra o fato de que, na sociedade moderna e contemporânea, o jogo tem acompanhado a cultura muito mais no sentido de uma de suas principais características, a competição, em detrimento do fator lúdico, tal como defende Huizinga. Todavia, em relação ao jogo de Xadrez este estudo defende a idéia de que, apesar do caráter de seriedade de que se revestem os torneios e de seu uso pedagógico, muitas vezes como disciplina obrigatória nos currículos escolares, a prática do enxadrismo é ainda fomentada pela competição lúdica. Outro aspecto que é defendido neste trabalho é o fato de que a seriedade que envolve as partidas de xadrez favorece o fator lúdico, quer seja na escola, em que se procura mostrar atitudes de cidadania por meio da prática do jogo, quer seja em partidas disputadas por amadores e estudiosos.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the game and discusses about it as a part of culture and as a historical phenomenon. By considering culture as the set of significations produced by men throughout history, and the game as an element of a culture codified universe, it analyzes the relationship between game practice and the values of societies that adopt them. It also analyzes games in general and highlights the chess game, more specifically, as a representative side view of the relationship society/game. This work presents an overview of the chess game history, which began in the sixth century, and investigates its development, noticing changes that were made and metaphors that were produced throughout history, especially the representation of the old war and of the medieval society, showing how social changes influenced in many ways on this game, which is very antique. It discusses the importance of chess competitions during the Cold War period, showing how the communist and the U.S. governments valued their players victories. It also relates how this game was emphasized in the National Curricular Parameters (PCNs) and how the chess game has been used in schools as a pedagogical tool. Analyses are based on concepts developed by Huizinga (2007), especially in his book Homo ludens: game as a part of culture ( Homo ludens: o jogo como elemento da cultura ), published in 1938, in which the author considers the game as a primary category of life, from which culture arises in the form of language and poetry, and of rituals and sacred things, noticing, therefore, its importance to reasoning (homo sapiens) and construction of tools (homo faber). This study notices Huizinga's thesis about the decline of the playfulness factor in society by observing practices and highlights that are provided to contemporary competitions, such as the Olympics and world tournaments. It shows that in modern and contemporary society, the game has followed culture much more in the sense of one of its main features, the competition, rather than in the sense of the playfulness factor, as Huizinga argues. However, regarding the chess game, this study supports the idea that, despite the seriousness nature of tournaments and its pedagogical use, often as a compulsory subject in school curricula, the practice of chess playing is still encouraged by the playful competition. Another idea that is supported in this work is the fact that the seriousness of chess matches favors the playfulness factor, whether in school, where people seek to show citizenship attitudes through the game practice, or in matches that are played by amateurs and scholars.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:34:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wesley Rodrigues Rocha.pdf: 461326 bytes, checksum: 6bdd8af6cf4e5ecab2fea8efd2b7eadd (MD5) Previous issue date: 2009-09-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7812/Wesley%20Rodrigues%20Rocha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogopor
dc.subjectXadrezpor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectGameeng
dc.subjectChesseng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO JOGO E O XADREZ: Entre Teorias e a Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley Rodrigues Rocha.pdf450,51 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.