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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Eliane Castro de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763698H6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Woortmann, Klaas Axel Anton Wessel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785135U3por
dc.contributor.referee1Scott, Russell Parry-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787514P8por
dc.contributor.referee2Mattos, Izabel Missagia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784295D4por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:36:37Z-
dc.date.available2005-12-01-
dc.date.issued2005-08-08-
dc.identifier.citationSouza, Eliane Castro de. A apropriação de uma tradição: um estudo sobre o festival de música folclórica de Santa Rosa do Tocantins/TO. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2281-
dc.description.resumoHerança colonial portuguesa, as festas religiosas com as folias dos santos da Igreja Católica marcam o tempo e o cotidiano das famílias camponesas no Tocantins, especificamente no sudeste e no centro do Estado. Nessas regiões assim como para plantar e para colher, há o tempo para festar reunir os foliões, girar com as folias, levantar o mastro no dia consagrado ao santo. As folias do Divino são reconhecidas como as mais tradicionais . A devoção é repassada de geração a geração. A festa é da comunidade, todos compartilham da sua realização. A roda, a catira, a sússia compõe o universo da folia sagrado e profano, heterogêneo e sem fronteiras delimitadas. Realizadas no interior dessas comunidades diz respeito à sua religiosidade, à coletividade, à reciprocidade e solidariedade dos indivíduos. É uma manifestação da sua cultura. Fora desse contexto essa manifestação perde sua originalidade e ganha novos significados; perde o seu caráter ordinário e é apresentada como um espetáculo. É nesse sentido que é abordado o Festival de Música Folclórica de Santa Rosa do Tocantins no Sudeste do Estado. A criação e realização do festival é uma ação concreta da ingerência do poder público municipal junto à tradição das folias de santos. O festival diz acerca da música e do ritmo desenvolvido pelos foliões. Composições das folias como a catira, a sússia e a roda são segmentadas e transformadas em categorias julgadas e premiadas no palco da cidade como a melhor catira , melhor roda , melhor vena e etc,. O folião é jogado numa dimensão destituído de sacralidade onde a reciprocidade cede lugar à competição. O festival dá ênfase à plasticidade e à estética em detrimento do significado cultural. Transforma os rituais das folias em apresentações efêmeras que não se constituem como parte efetiva da vida dos foliões. É um novo elemento inserido na dinâmica da cultura provocando mudanças nos valores construídos e atribuídos aos bens culturais. Através da apropriação desses bens pelo poder público inventa-se uma nova manifestação onde ele detém o controle da sua realização. Essa apropriação implica também na construção de um processo de identificação do município de Santa Rosa dentro da região. Para tanto o poder público tomou para si a tutoria da preservação cultural. Contudo a idéia de preservação através de agentes externos não se aplica às manifestações culturais, somente diz respeito aos grupos ou comunidades que as realizam. A continuidade ou não da manifestação deve-se a uma negociação no interior de cada comunidade. Ainda assim, a discussão sobre a ingerência do poder público junto às manifestações culturais é pertinente, pois pode contribuir de alguma forma para se repensar a elaboração e aplicação de políticas culturais.por
dc.description.abstractThe Catholic religious celebrations called Folias of Saints are a Portuguese Colonial inheritance registering time and daily life of farmers families in Tocantins, specifically in the Southeast and the center of the State. In these regions as well as planting and for spoon it has the time to celebration ( festar in Portuguese) to congregate the foliões , to walk with the folias , to raise the mast in the day consecrated to the saint. The folias of the Holy Spirit are recognized as most traditional. The devotion is passed down of generation the generation. The party is of the community, all share of its accomplishment. Roda , Catira and Sússia composes the universe of the folia . Sacred, profane, heterogeneous and without delimited borders, folias confer identity to communities. Carried through in the interior of these communities it is related to its religiosity, the collective, the reciprocity and solidarity of the individuals. It is a manifestation of its culture. It are of this context this manifestation loses its originality and gain new meanings; it loses its usual character and is presented as a spectacle. It is from this point of view that is analyzed the Santa Rosa City s Folk Music Festival. The creation and accomplishment of the festival are a concrete action of the mediation of the municipal government on the tradition of the folias of saints. The festival concern on music and rhythm developed by the foliões. Compositions of the folias as catira , the sússia and the roda are segmented and transformed into considered categories and awardees as better catira , better roda , better vena and etc. The folião is played in a dimension destitute of an original sacred character and yields to the competition. The festival gives emphasis to the plasticity and the aesthetic one in detriment of the cultural meaning. It transforms the rituals of the folias into ephemeral presentations that do not consist as part accomplishes of the life of the foliões. It is a new inserted element in the dynamics of the culture provoking changes in the values constructed and attributed to the cultural goods. Through the appropriation of these goods for the government a new manifestation is invented where it withholds the control of its accomplishment. This appropriation also implies in the construction of a process of identification of the city of Santa Rosa inside of the region, the State or even of the Country. Thus the municipal government took for itself the guardianship of the cultural preservation. However the idea of preservation through external agents if does not apply to the cultural manifestations, it only related to the groups or communities that carry through them. The continuity or not of the manifestation must it a negotiation in the interior of each community. But the quarrel on the mediation of the municipal government to the cultural manifestations is validates. It can contribute of some form to rethink the elaboration and application of cultural politics.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:36:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane Castro de Souza.pdf: 1276671 bytes, checksum: 56b68b2ddf4af61585d3c9b6958ae29a (MD5) Previous issue date: 2005-08-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7955/Eliane%20Castro%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentInstituto Goiâno de Pré-História e Antropologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectMúsica folclóricapor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectSanta Rosa (TO)por
dc.subjectAntropologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titleA apropriação de uma tradição: um estudo sobre o festival de música folclórica de Santa Rosa do Tocantis/TOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

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