Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosângela Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2354256411216963por
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Manuel Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798638U1por
dc.contributor.referee1Bruno, Maria Cristina Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517763344714967por
dc.contributor.referee2Laraia, Roque de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783538D7por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:36:49Z-
dc.date.available2008-02-07-
dc.date.issued2004-12-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rosângela Barbosa. AS CRIANÇAS URU EU WAU WAU: O ENCONTRO DOS TOCADORES DE TABOCA COM O MUNDO DOS BRANCOS A Gestão Curatorial em uma coleção fotográfica na perspectiva de uma exposição museológica. 2004. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2305-
dc.description.resumoEste trabalho é constituído de um projeto de gestão curatorial museológica para realização de uma exposição temporária e itinerante, baseada notadamente em registros visuais documentados por Jesco von Puttkamer, quando do encontro da sociedade nacional com os Uru Eu Wau Wau, povo indígena que habita o Estado de Rondônia. O recorte expositivo fundamenta-se nas imagens que retratam o universo das crianças Uru Eu Wau Wau como elementos para reflexão das questões que envolvem o contato interétnico, o universo infantil e o papel da criança como interlocutora na relação entre índio e branco . Esses registros, que pertencem ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, da Universidade Católica de Goiás, formam uma coleção fotográfica em suporte de slides, produzida por Jesco na década de 1980, sendo os testemunhos materiais da mediação entre a sociedade indígena em questão e a sociedade circunvizinha. Como vestígios materiais, a coleção de slides Uru Eu Wau Wau permite revisitar o momento do contato, visualizando alguns aspectos daquele momento. Concebida como matéria-prima da gestão curatorial para montagem de exposição de caráter temporário e itinerante, a coleção de imagens dos Uru Eu Wau Wau é tratada como objeto museal. Enquanto tal, os registros fotográficos podem ser alvos de várias possibilidades já que a estratégia museológica produz um jogo interativo e polissêmico de quem visita a exposição.por
dc.description.abstractThis work is based in a museological curatorial management to promote a temporary and itinerant exhibit, notably formed by visual registries documented by Jesco von Puttkamer, when the national society came to meet the Uru Eu Wau Wau, indigenous people inhabitants of the state of Rondonia. This expositive clipping is based on the pictures which portray the universe of the Uru Eu Wau Wau children, as the reflexion elements of the aspects of interracial contact, the children universe and the role of children as spokespeople in the indigenous and white relationship. These registries, which belong to the Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (Pre- Historical and Anthopological Institute in Goiânia), at Universidade Católica de Goiás (Catholic University), are part of a photographical collection in slides, produced by Jesco in the 1980 s, being the witnesses materials of the mediation between the above mentioned indigenous society and the surround society. Like material vestiges, the slide collection of the Uru Eu Wau Wau allows us to look back on the moment of contact, visualizing some of the aspects of that moment. Created to be the museological curatorial raw material for the assembly of the temporary and itinerant exhibit, the image collection of the Uru Eu Wau Wau is treated as museological object. Being such an object, the photographical registries may be targets of many possibilities, considering that the museological strategy originates an interactive and polysemous game for those who visit the exhibit.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:36:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Barbosa Silva.pdf: 6739599 bytes, checksum: 8c0c247b98070155b00d978b89d4e370 (MD5) Previous issue date: 2004-12-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8049/Rosangela%20Barbosa%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programProfissional em Gestão do Patrimônio Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINDÍGENApor
dc.subjectRONDÔNIApor
dc.subjectCRIANÇA INDÍGENApor
dc.subjectURU EU WAU WAUpor
dc.subjectACERVO FOTOGRÁFICOpor
dc.subjectGESTÃO CULTURALpor
dc.subjectMUSEUpor
dc.subjectCULTURA INDÍGENApor
dc.subjectEXPOSIÇÃOpor
dc.subjectFOTOGRAFIA INDÍGENApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titleAS CRIANÇAS URU EU WAU WAU: O ENCONTRO DOS TOCADORES DE TABOCA COM O MUNDO DOS BRANCOS A Gestão Curatorial em uma coleção fotográfica na perspectiva de uma exposição museológicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosangela Barbosa Silva.pdf6,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.