Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2317
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | CENTRO LIVRE DE ARTES: referência cultural goianiense |
Título(s) alternativo(s): | CENTRO LIVRE DE ARTES OF GOIÂNIA: cultural reference |
Autor: | Protásio, Rosângela dos Reis |
Primeiro orientador: | Moura, Marlene Castro Ossami de |
Primeiro membro da banca: | Nunes, Heliane Prudente |
Segundo membro da banca: | Jorge, Luiz Eduardo |
Terceiro membro da banca: | Viana, Sibeli Aparecida |
Resumo: | Fruto de uma reflexão sobre o significado do Centro Livre de Artes na formação cultural goianiense, buscou-se neste trabalho investigar a atuação da instituição desde a sua origem até os dias atuais. Para alcançar tal conhecimento, apresenta-se o momento sociocultural em que a instituição se originou e resgata-se a memória histórica da Escola de Música José Ricardo de Castro, atualmente Centro Livre de Artes, com todo o percurso de seu crescimento físico e desenvolvimento artístico. No momento atual, descreve-se como o Centro Livre de Artes é visto pelos seus usuários enfocando o ensino aprendizagem e o grau de satisfação alcançado por aqueles que dele usufruem. Por fim, apresentam-se os resultados obtidos nesta pesquisa, oferecendo subsídios que favorecem a ampliação artística da instituição, assim como ações que possam contribuir para o aumento de sua atuação e visibilidade. |
Abstract: | This study brings a reflection on the significance of Centro Livre de Artes for the cultural formation of the people who live in Goiânia, aiming to investigate the trajectory of this institution from its origin until the present time. In order to achieve this goal, we present the social-cultural moment in which this institution was founded and rescue the historical memory of the former Escola de Música José Ricardo de Castro, currently named Centro Livre de Artes, showing its physical growth and artistic development. We also describe how Centro Livre de Artes is seen nowadays by its users focusing on the teaching learning relationship and on the level of its users satisfaction. Finally, we present the results obtained during this research and give some suggestions of actions that might favor the artistic development of the institution, as well as measures that might contribute to broaden its sphere of action and visibility. |
Palavras-chave: | Formação cultural Memória histórica Ensino aprendizagem Cultural formation Historical memory Teaching learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural |
Citação: | PROTÁSIO, Rosângela dos Reis. CENTRO LIVRE DE ARTES OF GOIÂNIA: cultural reference. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2317 |
Data de defesa: | 24-Jun-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSANGELA DOS REIS PROTASIO.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.