Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel, Noeli Antônia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337101784332937por
dc.contributor.advisor1Dantas, Maria José Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904por
dc.contributor.referee1Menezes, José Elmo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9654702573176547por
dc.contributor.referee2Teixeira, Ricardo Antonio Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771766H8por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:40:19Z-
dc.date.available2013-09-09-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Noeli Antônia. SISTEMA TUTOR INTELIGENTE HÍBRIDO COM PERSONALIZAÇÃO ESTRUTURADA PELO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2446-
dc.description.resumoA geração de um padrão de navegação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais próximo das características do estudante é uma questão relevante de pesquisa. Esta dissertação toma como ponto de partida um Sistema Tutor Inteligente (STI) Híbrido já proposto na literatura que utiliza Redes Neurais Artificiais do tipo MLP (Multi Layer Perceptron) e regras de docentes especialistas; e agrega uma metodologia utilizando Equações Diferenciais Parciais (EDP) calculadas pelo método das diferenças finitas, com o objetivo de melhorar a decisão de navegação, para conduzir o estudante de forma personalizada, agregando melhores ganhos ao seu processo de aprendizado. O STI original, desenvolvido para plataforma web, foi adaptado utilizando tecnologias que possibilitem a evolução do sistema e a integração a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como o Moodle, por exemplo. Experimentos com o sistema em configurações para a navegação nível médio (sistema sem capacidade adaptativa) e a navegação inteligente foram realizados para verificação da efetividade do sistema proposto. Os dados obtidos foram avaliados por meio de testes estatísticos com nível de significância de 5%, que comprovam a eficiência do modelo proposto.por
dc.description.abstractThe generation of a pattern of navigation in Virtual Learning Environments (VLE) closer to the characteristics of the student is a question relevant of research. This paper takes as its starting point a Hybrid Intelligent Tutoring System (HITS) already proposed in the literature that uses the Artificial Neural Networks MLP (Multi Layer Perceptron) and rules of faculty experts, and adds a methodology using Partial Differential Equations (PDE) calculated by the method of finite differences, in order to improve the navigation decision to lead the student in a personalized way, adding to their biggest gains learning process. The original HITS developed for web platform has been adapted using technologies that enable the evolution system and the integration of the system settings for navigation mid-level, system without adaptive capacity, and the smart navigation were conducted to verify the effectiveness of the proposed system. Data obtained were evaluated by statistical tests with 5% level of significance, which proved the efficiency of the proposed model.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:40:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Noeli Antonia Pimentel Vaz.pdf: 27939265 bytes, checksum: a285e763b07345fb2801fce0e9ed4cfe (MD5) Previous issue date: 2013-05-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8155/Noeli%20Antonia%20Pimentel%20Vaz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempor
dc.subjectInteligência Artificialpor
dc.subjectRedes Neurais Artificiaispor
dc.subjectSistemas Tutores Inteligentes Híbridospor
dc.subjectMétodo das diferenças finitaspor
dc.subjectVirtual Learning Environmentseng
dc.subjectArtificial Intelligenceeng
dc.subjectArtificial Neural Networkseng
dc.subjectHybrid Intelligent Tutoring Systemseng
dc.subjectFinite Difference Methodeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.titleSISTEMA TUTOR INTELIGENTE HÍBRIDO COM PERSONALIZAÇÃO ESTRUTURADA PELO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Noeli Antonia Pimentel Vaz.pdf27,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.