Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Elke Dias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352515322716071por
dc.contributor.advisor1Menezes, Marco Antonio Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0258256286103200por
dc.contributor.referee1Pinto, Leizer de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611031507120144por
dc.contributor.referee2Menezes, José Elmo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9654702573176547por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:40:20Z-
dc.date.available2014-02-28-
dc.date.issued2014-01-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Elke Dias de. AVALIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE PESQUISA OPERACIONAL:UM ESTUDO DE CASO.. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2449-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é avaliar as contribuições que o software, denominado calculadora LOpt (calculadora para Otimização Linear), pode oferecer quando utilizado como instrumento de apoio por professores e alunos de graduação, na resolução de problemas de programação linear (PL) por meio do algoritmo simplex. Para tanto, realizou-se um estudo sobre o uso da informática na educação, destacando a importância de uma dada tecnologia educacional na mediação pedagógica. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. Inicialmente, o desenvolvimento da pesquisa se deu com a aplicação do software numa turma de 11 alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Ciências da Computação da PUC Goiás, considerando esta primeira etapa uma amostra piloto para a presente pesquisa. Em seguida, construiuse um questionário objetivando avaliar a efetividade do software, sendo este o primeiro resultado deste trabalho. O questionário foi aplicado em duas turmas de graduação, definindo a amostra mestre constituída de 81 participantes. As análises e interpretações dos dados, por meio da técnica bootstrap, geraram fortes evidências de que o uso do software na resolução de problemas de programação linear contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Considerou-se este, o segundo resultado. Propõe-se, face aos resultados encontrados, estimular professores e alunos interessados no estudo e resolução de problemas de PL, ao uso dessa nova tecnologia informática, a calculadora LOpt, como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de pesquisa operacional.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to evaluate the contributions that software, called LOPT calculator (calculator for Linear Optimization), can offer when used as a support tool for teachers and undergraduate students in solving problems of linear programming (LP ) through simplex algorithm. To this end, we performed a study on the use of computers in education, highlighting the importance of a given educational technology in pedagogical mediation. The approach used was qualitative and quantitative. Initially, the research development occurred with the application the software in a class of 11 students from Computer Engineering and Computer Science at PUC Goiás, considering a pilot sample this first step for this research. Then we constructed a questionnaire to evaluate the effectiveness software, which was the first result of this work. The questionnaire was applied in two undergraduate classes, setting the master sample consisted of 81 participants. The analyses and interpretation of data, through the bootstrap technique, generated strong evidence that the use of software to solve linear programming problems contributes significantly to the teaching and learning process of this discipline. This was considered the second result. It is proposed, given the results found, stimulate teachers and students interested in studying and solving LP problems to the use of the new computer technology, the LOpt calculator, as a tool to support the teaching and learning process in operational research.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elke Dias de Sousa.pdf: 2102512 bytes, checksum: 18f5866294e8aafbb35224d88289238b (MD5) Previous issue date: 2014-01-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8239/Elke%20Dias%20de%20Sousa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologiapor
dc.subjectsoftwarepor
dc.subjectprogramação linearpor
dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagempor
dc.subjecttechnologyeng
dc.subjectsoftwareeng
dc.subjectlinear programmingeng
dc.subjectteaching and learning processeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.titleAVALIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE PESQUISA OPERACIONAL:UM ESTUDO DE CASO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elke Dias de Sousa.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.