Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelipe Neto, Adriano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6630640868130470por
dc.contributor.advisor1Pietrafesa, José Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622por
dc.contributor.referee1Rocha, Cleonice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020941827236396por
dc.contributor.referee2Silva, Sandro Dutra e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209794264314643por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:44:12Z-
dc.date.available2015-02-03-
dc.date.issued2011-08-26-
dc.identifier.citationFELIPE NETO, Adriano. O MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIAR. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2492-
dc.description.resumoOs agricultores familiares historicamente encontram dificuldades para manutenção de seus empreendimentos e tem como característica a deficiência na gestão, conservação do meio ambiente e manejo do negócio. O marketing contemporâneo é compreendido como um sistema de gestão que visa o equilíbrio entre necessidades, expectativas e potencial da organização e do mercado em que atua. Se implantado com eficiência o marketing pode colaborar com a solidificação do empreendimento dos agricultores, o que poderá gerar equidade social, além de proporcionar a manutenção dos recursos naturais e melhor qualidade de vida de toda a familia, porém, para atingir esse patamar devem-se considerar as características culturais, políticas, ecológicas, espacial e ambiental da região que se encontre. O planejamento estratégico de marketing baseado na pesquisa de campo e em ferramentas específicas estabelece objetivos, metas e estratégias para os agricultores familiares buscarem sua sustentabilidade econômica, social e ambiental. Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva realizada através de questionário estruturado nos municípios de Silvania, Orizona e Bela Vista de Goiás e teve como objetivo diagnosticar as características gerais de seu objeto de estudo, que são os agricultores familiares, além de identificar o manejo, as tecnologias utilizadas e o grau de adequação às suas necessidades, bem como avaliar a capacitação e a qualificação dos produtores e a partir daí propor opções de gestão visando a consolidação dos produtores leiteiros.por
dc.description.abstractFamily farmers historically run into some difficulties to keep their undertaking. That is due to management deficiency, environmental conservation and business handling. Contemporary marketing is consisted of a system that has in view the balance of necessities, expectations and the potential of organizations and the market that it performs on. If it is efficiently introduced, marketing can collaborate to the farmers undertaking consolidation, which can produce a social equity, besides providing natural resources maintenance and a better quality of life for the whole family. However, to reach this level, the cultural, political, ecological, and environmental and space areas, where it is located, should be taken into consideration. The marketing strategic planning is based on field research and also on specific tools that establish objectives, strategies to make viable for family farmers search for their economic, social and environmental sustainability. This paper is the result of bibliographical and descriptive research achieved through a questionnaire conducted in the cities of Silvania, Orizona and Bela Vista de Goiás, and has got as its aim to diagnose the general characteristics of its present object, which is the family farmers, moreover identify the handling, the used techniques, and the level of capacity suitable and as well a qualified producer, and from that point on proposing management options looking forward to the consolidation of the dairy producers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:44:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANO FELIPE NETO.pdf: 1526041 bytes, checksum: 4b132b0621936d3c3690c76da8c645b2 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8594/ADRIANO%20FELIPE%20NETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEcologia e Produção Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamily Farmingeng
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectManagementeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApor
dc.titleO MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIARpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANO FELIPE NETO.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.