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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2518
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES DE COLETA SELETIVA DOMÉSTICA E ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor: | Lima, Andreia Resende de Andrade |
Primeiro orientador: | Silva, Marcos Antonio da |
Primeiro membro da banca: | Rosa, Maria Eloisa Cardoso da |
Segundo membro da banca: | Tavares, Giovana Galvão |
Resumo: | O estudo foi realizado com base na elaboração de uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre os temas Educação Ambiental (EA), Educação Infantil (EI) e Coleta Seletiva e qual a contribuição dos mesmos, partindo de suas definições, histórico, legislação e procedimentos no sentido de subsidiar a prática pedagógica na formação de conceitos ecológicos em um grupo de crianças, na faixa etária de quatro e cinco anos, que estudavam em uma escola de Artes da cidade de Goiânia, através da implantação da coleta seletiva no ambiente escolar, bem como relatos de experiência dessa prática. Conclui que, a partir de um trabalho de EA iniciado na Educação Infantil, através de iniciativas como a implantação da coleta seletiva no ambiente doméstico e escolar, em uma parceria entre escola, família e sociedade, é possível a formação da consciência ecológica através da construção de hábitos, atitudes e posturas que respeitem e preservem o meio ambiente. |
Abstract: | The study was conducted based on the elaboration of a survey of literature on the topics stamp Environmental Education (EE), Early Childhood Education (EI) and Selective Collection and what their contribution, from their definitions, history, legislation and procedures in order pedagogical practice of subsidizing the training of ecological concepts in a group of children, aged four and five years, studying in a school of Arts in Goiânia, through the implementation of selective collection in the school environment, as well as reports experience of this practice. It concludes that, from an EA work started in kindergarten through initiatives such as the implementation of selective collection at home and school, in a partnership between school, family and society, it is possible the formation of ecological awareness through building habits, attitudes and postures that respect and preserve the environment. |
Palavras-chave: | Escola Família Educação Ambiental Educação Infantil Coleta Seletiva School Family Early Childhood Environmental Education Selective Collection |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Ecologia e Produção Sustentável |
Citação: | LIMA, Andreia Resende de Andrade. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES DE COLETA SELETIVA DOMÉSTICA E ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2518 |
Data de defesa: | 21-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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