Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Angelita-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750813658244170por
dc.contributor.advisor1Pietrafesa, José Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622por
dc.contributor.referee1Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105por
dc.contributor.referee2Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:44:28Z-
dc.date.available2015-02-03-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.citationLOPES, Angelita. INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE PIRES DO RIO E PORANGATU (GO).. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2524-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar a condição de sobrevivência das escolas de educação do campo no contexto de desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás através dos indicadores de sustentabilidade. Um dos desafios em abordar a questão, é apreender o conhecimento através do olhar de vários teóricos que caminham por temáticas como desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade e educação do campo. Tal proposta constitui-se numa tentativa de colaborar com a construção de um quadro que apresente as condições de sustentabilidade das escolas localizadas no espaço rural, visando colaborar com soluções para uma realidade, em que diversos sujeitos estão excluídos e sem acesso ao sistema de ensino regular. O desafio da pesquisa é afirmar e religar o conhecimento através do olhar destes teóricos, no entendimento que a educação do campo reúne vários elementos delimitadores de seu campo próprio de investigação, a partir de suas experiências específicas concretizadas ao longo da formação de sua identidade social. Os eixos centrais delimitados desta pesquisa referem-se aos indicadores de sustentabilidade e educação do campo, analisados em sua interação com os modelos de desenvolvimentos e políticas educacionais adotados no estado de Goiás, por meio dos indicadores de sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informações Socioeconômicas (SEPIN).por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the condition of the survival of rural education schools in the context of sustainable development in the State of Goiás through sustainability indicators. One of the challenges in addressing the issue, is to grasp the knowledge through the eyes of several theorists who walk by themes such as sustainable development, sustainability indicators and field education. This proposal constitutes an attempt to collaborate with the construction of a table showing the conditions of sustainability of schools located in rural areas in order to collaborate with solutions to a reality in which various persons are excluded and no access to mainstream education . The challenge of the research is to affirm and reconnect knowledge through the eyes of these theorists, on the understanding that education brings together various elements of the field delimiters of his own field of research, from their specific experiences carried over from the formation of their social identity. The central axes defined in this research relate to sustainability indicators and field education, analyzed its interaction with the models of development and educational policies adopted in the state of Goiás, through sustainability indicators of the Brazilian Institute of Geography (IBGE) Ministry of Education and Culture (MEC), Superintendent of Statistics, Research and Socioeconomic Information (SEPIN).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:44:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELITA LOPES.pdf: 2443341 bytes, checksum: 230786aea32eb4ea63a3f025638da425 (MD5) Previous issue date: 2013-03-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8025/ANGELITA%20LOPES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEcologia e Produção Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndicadores de sustentabilidadepor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectSustainability Indicatorseng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectSustainable Developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApor
dc.titleINDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE PIRES DO RIO E PORANGATU (GO).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELITA LOPES.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.