Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Carlos Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013954087075667por
dc.contributor.advisor1Moysés, Aristides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338712409166113por
dc.contributor.referee1Bernardes, Genilda Darc-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727623U9por
dc.contributor.referee2Boaventura, Deusa Maria Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:49:48Z-
dc.date.available2013-04-17-
dc.date.issued2011-09-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Carlos Roberto. DESIGUALDADES SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM O EFEITO ESCOLA NA METRÓPOLE GOIANIENSE. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2793-
dc.description.resumoA dissertação procura entender a relação entre segregação, desigualdade social e o efeito escola na Região Metropolitana de Goiânia. As influências históricas politicamente construídas, e as ideologias que causaram o processo de segregação nas áreas onde houve um processo de desponderamento dos ativos necessários para os indivíduos, e que, caracterizam a estrutura de oportunidade e o efeito escola. Neste trabalho demonstraremos que há segregação, pois os indivíduos têm menos oportunidades educacionais e, quanto mais a cidade cresce, mais aumenta o processo de segregação urbana, separando bairros com distintas paisagens: os bairros das classes populares (trabalhadores) e os bairros ricos (elite). Devido a esse processo de segregação os trabalhadores permanecem em bairros sem muita infra-estrutura urbana (como ruas pavimentadas e arborizadas, serviços de saúde, água, esgoto e educação). A partir disso, buscamos entender como acontece na metrópole Goianiense, a questão das oportunidades educacionais, o efeito escola nas áreas segregadas. Assim, percebemos que as áreas segregadas de Goiânia vão muito além de simplesmente não existir o efeito escola, mas, também, da falta de oportunidades educacionais nas áreas segregadas. Para entender este processo de segregação e efeito vizinhança, e oportunidades educacionais em relação as desigualdades sociais utilizamos às Àreas de Ponderação Amostral, também identificada pela sigla AEDs produzidas pelo IBGE e uso corrente pelo Observatório das Metrópolespor
dc.description.abstractThis thesis searches to understand the relationship between segregation, social inequality and the school effect in the metropolitan area of Goiânia. The historical influences politically constructed and ideologies that have caused the segregation process in areas where there has been a slight process of the required assets to individuals and characterize the structure of opportunity and the school effect. In this study we demonstrate that there is segregation, because some individuals have fewer educational opportunities, and the more the city grows, the more increases the process of urban segregation, separating neighborhoods with distinct panoramas: the neighborhoods of the popular classes (workers) and the suburbs (elite). Due to this segregation process workers remain in urban neighborhoods without much infrastructure (such as paved streets and wooded, health services, water, sanitation and education). From this, we seek to understand how this happens in the Goianiense metropolis, the issue of educational opportunities, and the school effect in segregated areas. Thus, we find that the segregated areas of Goiânia go farther beyond simply there is no school effect, but also the lack of educational opportunities in segregated areas. To understand this process of segregation and neighborhood effects, and educational opportunities regarding social inequalitiesusing the areas of Sample Weighting, also identified by the acronym AEDs produced by IBGE and current usage by the Observatory of the metropoliseseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:49:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Roberto Machado.pdf: 686667 bytes, checksum: 42742681e618f7b37536fce0e2bcb9de (MD5) Previous issue date: 2011-09-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9023/Carlos%20Roberto%20Machado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programDesenvolvimento e Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsegregação urbanapor
dc.subjectmetrópolepor
dc.subjectefeito escolapor
dc.subjectoportunidades educacionaispor
dc.subjectinfra-estruturapor
dc.subjectestrutura de oportunidadepor
dc.subjectestrutura de vulnerabilidadepor
dc.subjectefeito escolapor
dc.subjectdesigualdades sociaispor
dc.subjecturban segregationeng
dc.subjectmetropoliseng
dc.subjectschool effecteng
dc.subjecteducational opportunitieseng
dc.subjectopportunity structureeng
dc.subjectstructure of vulnerabilityeng
dc.subjecteffecteng
dc.subjectschool social inequalitieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDESIGUALDADES SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM O EFEITO ESCOLA NA METRÓPOLE GOIANIENSEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Roberto Machado.pdf670,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.