Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Claudia Beatriz Carrião-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4338740900825171por
dc.contributor.advisor1Silva, Margot Riemann Costa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0720255910463552por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:50:12Z-
dc.date.available2015-10-21-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationALVES, Claudia Beatriz Carrião. PROGRAMA MULHERES MIL NO CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO À EDUCAÇÃO.. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2831-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar uma política púbica que visa à promoção da igualdade de gênero, o combate à violência contra mulher e o acesso à educação. Trata-se do Programa Mulheres Mil que se ocupa com um recorte de exclusão: mulheres em situação de vulnerabilidade social, com baixa escolaridade e à margem do mundo do trabalho. Os cursos concebidos pelo Programa empenham-se por serem facilitadores da inclusão social advinda do desenvolvimento da autonomia e por proporem alternativas de ocupação profissional. Objetivou-se pesquisar a implementação, execução e alcance do Programa no âmbito do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Visando alcançar as metas propostas neste trabalho, utilizou-se de uma pesquisa exploratória envolvendo a realização de pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas e questionários. A análise dos resultados revelou que o maior alcance se deu em relação à elevação da autoestima, seguida de conquistas relativas ao empoderamento e à autonomia. A inserção no mercado de trabalho não foi expressiva, haja vista não ter ocorrido articulação com o setor produtivo ou mesmo assistência às alunas que desejassem se estabelecer em associação ou cooperativa, sendo verificadas discretas atuações autônomas ou informais nas áreas profissionalizantes dos cursos concluídos. Observou-se também que o anseio em continuar os estudos se estabeleceu para diversas alunas tanto em cursos formais quanto em outros de curta duração.por
dc.description.abstractThis research has investigated a public policy which aims to promote gender equality, combating violence against women and access to education. This is the Thousand Women Program that deals with an exclusion profile: women in socially vulnerable, with low education and at the margins of the labor market. The courses designed by the program strive to be facilitators of social inclusion arising from the development of autonomy and also to propose professional occupation alternatives. This study aimed to investigate the implementation, execution and scope of the Program under the Câmpus Aparecida de Goiania from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. In order to achieve the goals proposed in this study, we used an exploratory research involving the realization of bibliographical and documentary research, as well as a field research using interviews and questionnaires. The results revealed that the most important target occurred in relation to the elevation of self-esteem, followed by gains related to empowerment and autonomy. The integration into the labor market was not significant, considering there had been no coordination with the productive sector or even assistance to students wishing to settle in association or cooperative. It was verified discrete autonomous and informal performances in the areas of vocational courses completed. Also, it was observed the desire of women to continue their studies in formal or short courses.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA BEATRIZ CARRIAO ALVES.pdf: 1638016 bytes, checksum: dde2cbe405639757b64a34addbaf17a4 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9107/CLAUDIA%20BEATRIZ%20CARRIAO%20ALVES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Mulheres Milpor
dc.subjectAutoestimapor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectInclusão Socialpor
dc.subjectFeminização da Pobrezapor
dc.subjectThousand Women Programeng
dc.subjectSelf-Esteemeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.subjectSocial Inclusioneng
dc.subjectFeminization of Povertyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titlePROGRAMA MULHERES MIL NO CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO À EDUCAÇÃO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA BEATRIZ CARRIAO ALVES.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.