Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Rosana Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921818170637299por
dc.contributor.advisor1Vila, Vanessa da Silva Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146388704821838por
dc.contributor.referee1Jonas, Eline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792596D4por
dc.contributor.referee2Souza, Adenícia Custódia Silva e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:54:25Z-
dc.date.available2015-03-05-
dc.date.issued2012-12-05-
dc.identifier.citationBEZERRA, Rosana Mendes. O SIGNIFICADO DE CUIDAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA.. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2984-
dc.description.resumoA Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica é caracterizada como ambiente altamente tecnológico e com profissionais especializados. É permeada por sentimentos de perda, angústia e ao mesmo tempo esperança na expectativa da estabilização e recuperação da criança. A equipe de enfermagem configura um grupo que planeja, implementa e desenvolve o processo de cuidar embasado nas políticas públicas de saúde. Garantir ao cliente crítico pediátrico e sua família o cuidado humanizado, integralizado, sistematizado e com qualidade em sua totalidade é hoje um ponto a ser questionado juntamente a compreensão da enfermagem sobre o significado de cuidar de criança em unidade crítica. Neste sentido, optouse por desenvolver um estudo de caso qualitativo com o objetivo de compreender o significado de cuidar na UTIP na perspectiva dos componentes da equipe de enfermagem Participaram seis auxiliares de enfermagem, seis técnicas de enfermagem e 2 enfermeiras. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2010 a agosto de 2011 por meio de entrevista semiestruturada e observação participante, em local privativo, dentro da própria instituição de saúde. Através da análise e interpretação dos dados, ficou constatado que os sentidos atribuídos pelas participantes ao significado do cuidar em unidade de terapia intensiva pediátrica está relacionada as dimensões técnicas, de humanização, das tensões e do gostar para cuidar. Os participantes mencionaram que o cuidar é composto por atividades assistenciais relacionadas a alimentação, higienização, medicação, eliminações, suporte ventilatório. Acrescentaram ainda que as características de humanização estão fortemente presente no sentido de dar carinho, dar aconchego e dialogar. Apontaram gostar do que fazem, sentir muita satisfação para trabalhar com criança crítica e com sua família além da realização pessoal, lembrando o sacerdócio existente na enfermagem antiga. O trabalho em equipe, a alteridade e a preocupação de cuidar de quem cuida também foram identificados bem como o reconhecimento da família pelo cuidado desenvolvido. Cuidar como gerador de tensões foram citadas como prejudiciais ao desenvolvimento das ações de saúde. Estão representadas pela sobrecarga de trabalho, desvio de contratação de função, recursos humanos e materiais insuficientes, impossibilidade de acolher a família, principalmente a mãe durante todo o processo de hospitalização além de sofrer ao ver o sofrimento do outro e a frustração do enfermeiro por não assistir o cliente pediátrico e sua família através da assistência sistematizada. Os resultados apontam que as tensões são superadas pela satisfação em cuidar neste ambiente crítico pediátrico, mas que deixa a equipe de enfermagem em seu limite laboral. A necessidade dos gestores adequarem o modelo de assistencial vigente as políticas de saúde deve ser realizado uma vez que a fragmentação do serviço de enfermagem não proporciona o cuidado pautado na integralidade, na humanização e na sistematização da assistência de enfermagem.por
dc.description.abstractThe Pediatric Intensive Therapy Unit of is characterized as highly technological environment with specialized professionals. It is permeated by feelings of loss, anguish and at the same hopes on the expectation of stability and recovery of a child. The nursing team sets a team that plans, implements and develops the process of caring basead on healthpublic policies. To assure a critical pediatric patient and its family a humanized, integrated and systematic care with quality in its entirety is a matter to be questioned along with the understanding of nursing about the meaning of child caring into a critical unit. Therefore, it was chosen to develop a qualitative case study in which the target was to comprehend the meaning of taking care at the PITU from the nursing components perspective team. Six nursing assistants, six nursing technician and two nurses participated. The data collection happened from December of 2010 to August of 2011 through semi structured interviews and participant observation held on a private place inside its own health institution. Through the study and interpretation of data, it is noted that the attributed feelings from the participants in the meaning of caring in the Pediatric Intensive Therapy Units is associated with the dimensions techniques of humanization, the pressure and the love for caring. The participants mentioned that caring is composed by assistance activities concerning the eating, the hygienization, the medication, the elimination and the ventilator support. It was also added that characteristics of humanization emerges strongly in the sense of giving warmth, affection and to dialogue. They shower love for what they do, and the fulfillment to work with critical children and families, in addition to personal accomplishment, recalling the existence of the old nursing. Team work and the concern of taking care of who also takes, was identified as well, just like therecognition fo the family by the care carried out. To take care like a creator of tension was referred as harmful for health development actions. They are represented by the overwork, by the absence of hiring for a position, human resources and insufficient materials, impossibility of helping a family, specially a mother during the process of hospitalization beside suffering from seeing the affliction of ones and the nurse s frustration for not seeing the pediatrical patient and their family through the systematized assistance. Results show that tensions are overcame by the satisfaction of caring in a critical pediatric atmosphere, but also leaves the nursing team in its working limits. The need of managers to suit an actual policy assistance model for health should be accomplished when a nursing service fragmentation doesn t provide the care guided in its integrality, in humanization and the sysmatization of the nursing assistance.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSANA MENDES BEZERRA.pdf: 1117027 bytes, checksum: 2bd3a56545030c4fe5b18a990314fbe8 (MD5) Previous issue date: 2012-12-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9201/ROSANA%20MENDES%20BEZERRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências Ambientais e Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCuidados Intensivospor
dc.subjectCuidados Críticospor
dc.subjectUnidade de Terapia Intensiva Pediátricapor
dc.subjectEnfermagem Pediátricapor
dc.subjectIntensive careeng
dc.subjectCritical careeng
dc.subjectPediatric Intensive Care Uniteng
dc.subjectPediatric nursingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleO SIGNIFICADO DE CUIDAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANA MENDES BEZERRA.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.